23.7 C
São Paulo
domingo, 25 de janeiro de 2026

Valentino Garavani (1932–2026): a elegância eterna que em parceria com a Incepa também transformou o design cerâmico no Brasil

Ícone da moda, em 1982 o estilista italiano colaborou com a marca para elevar o revestimento cerâmico a um novo patamar estético e inspirou o primeiro showroom da marca no Brasil

Na última segunda (19), o mundo foi surpreendido pelo falecimento do estilista italiano Valentino Garavani, um dos maiores nomes da alta moda do século XX, reconhecido mundialmente por sua estética refinada e atemporal. 

Além de sua contribuição inigualável à moda, em 1982 deixou uma marca singular no universo da arquitetura e design de interiores, ao assinar, em parceria com a Incepa, a Coleção Valentino de revestimentos cerâmicos para a casa. 

Lançada no auge da década de 1980, essa linha apresentava estampas florais sofisticadas e bases em tons claros e escuros, um diferencial ousado que rapidamente conquistou a atenção e o gosto dos consumidores da época. 

Valentino participou ativamente do processo criativo das estampas para as peças. Os desenhos foram inicialmente feitos em panos ou toalhas e, posteriormente, replicados nos revestimentos. A proposta conceitual da coleção na época de seu lançamento trazia a frase: “O homem que veste as pessoas mais famosas do mundo agora vai vestir o seu banheiro”. Outra curiosidade era que algumas peças continham tinta à base de ouro. Na época, a Incepa chegou a ter um cofre para guardar o material.
Peças publicitárias da época da Coleção Valentino, da Incepa | Fotos: Acervo Incepa
A inovação da Incepa não se limitou aos produtos. O impacto da Coleção Valentino foi tão grande que influenciou diretamente a estratégia de exposição da Incepa no Brasil. “Na década de 1980, Valentino já estava na vanguarda da moda, do design europeu e do modo de morar. Visionário, ele extrapolou as passarelas e levou sua estética para os espaços, apresentando, por meio da coleção de revestimentos, possibilidades criativas inéditas para o mercado brasileiro”, afirma Christie Silva Schulka, marketing manager do grupo LAMOSA no Brasil, empresa detentora da marca. 

A história por trás do primeiro showroom
Atualmente, os azulejos da Coleção Valentino são muito raros. Banheiros e cozinhas revestidos com o material guardam, por essa razão, um charme único que resgata uma parte da memória do design de interiores de mais de 40 anos atrás | Foto: Acervo Incepa
A necessidade de apresentar toda a versatilidade desses revestimentos exclusivos impulsionou a Incepa a desenvolver seu primeiro showroom, em São Paulo, que também foi um dos primeiros do Brasil. Naquele momento, não bastava apenas expor peças em um balcão de loja: era preciso recriar ambientes e inspirar os clientes com cenários completos. “A criação do primeiro showroom da Incepa foi um marco de conceito, que revolucionou o mercado: vendia a ideia de um sonho, e não apenas um produto”, acrescenta Christie. 

Ao revisitar esse capítulo da história da marca, a Incepa celebra a memória de Valentino Garavani, cuja audácia criativa dialogou com arquitetura e decoração, conectando moda e design com um legado que dura até hoje.  

Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
À frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, o Grupo LAMOSA é uma empresa mexicana com atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m². 

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo. 

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. 

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria. 

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm. 

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética. 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 32% desse volume por meio de créditos de reciclagem.

Autor:

Alexandre Agassi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol