23.7 C
São Paulo
domingo, 25 de janeiro de 2026

Suporte emocional pet: Cachorra Rockita em treinamento para realizar ações em hospitais

Rockita será nova aliada do Projeto Rumo ao Riso 

A Rockita, cachorra da atriz e risoterapeuta Gabi Roncatti e do cantor Landau, está na fase final de treinamento para se tornar apta a acompanhar as ações do Projeto Rumo ao Riso em hospitais. Sob o comando de Malu Araújo, especialista em treinamento para cães, o processo segue protocolos específicos de comportamento, obediência, socialização e adaptação a ambientes hospitalares, garantindo segurança e bem-estar tanto para os pacientes quanto para o animal.

“O Di foi meu primeiro grande suporte emocional e a inspiração para o livro O Cachorro Pula-Pula. Na época, ele voava comigo na cabine do avião, sem gaiola, só para estar ao meu lado e me dar segurança. Foi ali que eu entendi, na prática, a força que a presença de um animal tem.” afirma Gabi Roncatti, idealizadora do Rumo ao Riso

A presença de cães em ambientes hospitalares, por meio da chamada terapia assistida por animais, é reconhecida por seus impactos positivos no tratamento e na recuperação emocional. Estudos e experiências práticas apontam que o contato com cães contribui para a redução do estresse, da ansiedade e da sensação de dor, além de estimular emoções positivas, melhorar o humor e favorecer a interação social entre pacientes, familiares e equipes de saúde.

Em contextos hospitalares, os cães atuam como facilitadores emocionais, ajudando a quebrar a rotina rígida do ambiente clínico e promovendo momentos de acolhimento e afeto. A interação pode auxiliar ainda no fortalecimento da motivação do paciente durante o tratamento, especialmente em casos de internações prolongadas ou procedimentos delicados.

“A Rockita chegou em um dos momentos mais difíceis da minha vida e foi essencial no meu processo de cura. Hoje, vê-la sendo preparada para ajudar outras pessoas dá ainda mais sentido ao projeto e me emociona profundamente. Todo esse preparo acontece com muito respeito e consciência, com atuações bem curtas, de no máximo meia hora ou uma hora por mês, sempre em locais escolhidos com cuidado, garantindo que ela esteja bem, tranquila e feliz. Ela terá crachá, jaleco e um protocolo específico para o ambiente hospitalar, mas, acima de tudo, será respeitada como animal, com um treinamento pensado para que entenda quando está em serviço, sem perder o carinho e a essência amorosa que fazem parte de quem ela é.” finaliza Gabi sobre a importância dos animais em suporte emocional.

Ao finalizar o treinamento, Rockita passará a integrar as ações do Projeto Rumo ao Riso, somando sua presença às práticas de risoterapia já desenvolvidas por Gabi Roncatti. A iniciativa reforça a proposta de humanização do cuidado hospitalar, unindo riso, empatia e vínculo emocional como aliados importantes no processo de tratamento e recuperação.

Autora:

Mayla Tauany

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol