24.2 C
São Paulo
sábado, 24 de janeiro de 2026

Sonhando com a mulher ideal*

Na mitologia grega, Pigmalião esculpiu em marfim a estátua da Mulher Ideal. Ele já estava cansado das Mulheres de Atenas que, ao contrário do que diz a música, não vivem para os seus maridos e não sofrem por eles. Quando os otários se entopem de vinho, trancam a casa e os deixam ao relento, com cachorros lambendo a boca. Ao escrever a letra, Chico não tinha ideia do que as atenienses faziam.

A estátua da Mulher Ideal ficou linda e Pigmalião a chamou Galateia. Durante o festival de Afrodite, fez um pedido à deusa do amor e foi atendido: Galateia ganhou vida e Pigmalião vingou-se das atenienses o esnobaram. 

Sofika Konwagaba nunca se deu bem com mulher. Registrou-se em Apps de relacionamento, sem sucesso. Se eram lindas e empoderadas, não queriam nada com ele. A diferença entre a foto do perfil e a realidade era tamanha que dava a sensação de que a mãe foi no lugar da moça. Isso quando era mulher, pois várias vezes foi enganado por travecos. Até as piriguetes remuneradas o recusavam.

Nas raras vezes em que houve o segundo encontro, normalmente com uma songa monga, as moças desistiram após irem ao Motel. Baixinho e desajeitado o japa é tão inexpressivo quanto político em fim de mandato, após perder a eleição. Ninguém quer nada com ele. Sofika Konwagaba comprou uma boneca inflável, a Gretchen, que compensa a falta de atitude com muita disposição, mas é insensível. 

Ao saber do Mito de Pigmalião, ele quis fazer o mesmo. Não é escultor como o grego famoso, mas naquele tempo não existiam Informática, Wi-Fi, Robótica, I. A. Generativa, Mecatrônica etc. O japa pesquisou e encontrou uma empresa chinesa que produz robôs humanoides perfeitos para todos os fins, inclusive namoro. Finalmente, uma Mulher Ideal customizada, bonita, sexy e obediente! 

O catálogo é tão variado quanto a lista de funcionalidades. Além de peso, altura, rosto, tom de pele, cabelos etc. o cliente pode escolher os idiomas falados, o timbre de voz, playlist para cantar para o “dono”, atitude social, gosto por filmes, literatura etc. Também é possível alterar remotamente o humor e acionar a função Muda, excelente durante o futebol na TV. Fã do Michel Teló, ele gostou muito.

Sofika Konwagaba encomendou o modelo Top de Linha, com tudo o que sempre sonhou. Custou caro, mas ele parcelou em 24 meses. Fechou o negócio em maio, com prazo de entrega de 120 dias, mas o Correio entrou em greve e a entrega internacional atrasou. Gastou mais dinheiro para ter Mia Garra antes do Natal, pois não quer passar as festas sozinho, como os últimos 19 anos.

Quando Mia Garra finalmente foi entregue, outros problemas surgiram: rastrear o pacote no depósito, desembaraço alfandegário, imposto, propina. Contou a boa nova ao irmão, disse que sua namorada é linda e que quando ele morrer, quer ser enterrado ao lado dela.

Na véspera de Natal, desembalou Mia Garra e notou mais problemas. A embalagem foi amassada e a humanoide tinha cicatriz no rosto. Além disso, o sofisticado robô fora violentado. O manual veio em chinês, paquistanês e curdo. Chamou o amigo Lin Pao Peh para ajudar com a tradução, mas são muitos termos técnicos. 

Lin Pao Peh descobriu que a empresa que produziu o software faliu e muitas funcionalidades não estarão disponíveis. Levou o manual para casa para traduzir, mas Sofika Konwagaba não quis esperar e ligou o carregador na tomada para estrear sua Mulher Ideal na noite do réveillon. Eram 23 horas de 31 de dezembro.

No dia 2 de janeiro, o cheiro forte fez o síndico chamar Namoru Konwagaba, o irmão de Sofika. Ambos entraram no apartamento. Ambos, a polícia, a imprensa e mais uma dúzia de curiosos. O cheiro misturava borracha queimada com carne podre. 

O laudo da perícia concluiu que o problema o mal foi funcionamento no carregador. Na tradução completa, Lin Pao Peh destacou: “Perigo – Não usar o robô com o carregador conectado à tomada”. Foi isso que causou o incêndio em Mia Garra e o infarto em Sofika Konwagaba.

Atendendo seu desejo, Sofika e Mia foram sepultados no mesmo caixão. Chovia muito e um raio atingiu o túmulo momentos após a cerimonia fúnebre. Não se sabe se foi a descarga do raio que ativou o software, mas quem passa perto do túmulo ouve uma melodiosa voz feminina computadorizada cantando com sotaque oriental: “Ai se eu te pego, ai se eu te pego”. O amor é lindo! 

*Crônica da semana, toda sexta-feira, 10h, neste jornal.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle). Crônicas de humor toda sexta-feira, às 10h.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Passado, presente e sem futuro

A estatística e a mentira

Virada, Vinho e Rosário

Iniciativas e Acabativas*

Trambiques, Traições e Tradições

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol