26.8 C
São Paulo
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Programa BEEM já impulsionou mais de 9 mil jovens no mercado de trabalho e segue com vagas abertas para novas empresas


Iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com o CIEE estimula o ensino técnico, combate à evasão escolar e promove a inclusão produtiva. Empresas ainda podem se cadastrar para participar.

Mais de 9 mil estudantes do Ensino Médio técnico da rede pública estadual já foram contratados por meio do Programa Beem – Bolsa Estágio do Ensino Médio, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE. A iniciativa vem se consolidando como um importante instrumento de inserção profissional e de combate à evasão escolar ao conectar diretamente jovens em formação técnica com empresas de todo o estado.

Com o objetivo de ampliar o alcance do programa e beneficiar ainda mais estudantes, as inscrições seguem abertas para as empresas interessadas em participar. Através do programa, as organizações podem contratar estagiários qualificados sem custo com bolsa-auxílio nos primeiros seis meses, já que o valor é integralmente pago pelo Governo do Estado.

Além disso, o BEEM garante redução de custos de recrutamento, suporte do CIEE em todas as etapas do processo e acompanhamento técnico para assegurar o cumprimento da Lei de Estágio (n.º 11.788/2008).

“Desde sua implementação, o BEEM vem realizando um impacto real na vida de diversos jovens, aliando formação profissional, permanência escolar e empregabilidade. Com o apoio das empresas, conseguiremos continuar transformando o futuro de milhares de jovens paulistas, seguindo a missão do CIEE”, afirma Bruno Melo, coordenador de Operações e Atendimento da Administração Pública do CIEE.

Para contratar jovens através do BEEM, as empresas precisam atender a alguns requisitos básicos: possuir CNPJ ativo há pelo menos seis meses, contar com no mínimo seis funcionários, ter regularidade fiscal e trabalhista e operar unidades no Estado de São Paulo. Também é necessário disponibilizar um profissional qualificado para supervisionar o estágio e garantir condições adequadas de aprendizado e segurança. Para contratar é necessário acessar o site: https://www.beem.sp.gov.br/.

“Nossos estudantes têm vislumbrado, cada vez mais, as oportunidades que o futuro de estudos com a formação técnica apresenta a eles. Isso passa, especialmente, pelo programa que colocamos em prática neste ano, o Bolsa Estágio Ensino Médio – BEEM, que oferece aos nossos alunos a possibilidade de estagiar em uma empresa e receber uma bolsa de até R$ 851,46”, afirma Renato Feder, Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Os jovens estagiários cumprem 4 horas diárias de jornada, não passando de 20 horas semanais, e que podem ser realizadas de segunda a sábado, em horários compatíveis com as aulas e em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Após os seis meses de bolsa paga pelo Estado, as empresas podem optar por renovar o contrato de estágio ou efetivar o estudante como jovem aprendiz ou sob o regime da CLT.

CIEE 61 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Autora:

Andreza Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol