19.1 C
São Paulo
sábado, 24 de janeiro de 2026

No mundo das suculentas…

Por ser articulista, costumo aventurar-me em busca de novas histórias em ambientes que acredito encontrá-las. Quando não as encontro em minha própria rotina diária, procuro buscá-la onde elas possam estar disponíveis. Muitas vezes é necessário ser criativo, frequentando lugares inusitados.

Sabendo que no shopping estava sendo realizado uma exposição de flores, resolvi num final de semana prestigiá-lo. Andando pelo estande, pude visualizar uma enorme diversidade de espécies de flores, abrangendo desde as mais clássicas e populares, até certas variedades tidas como raras e exóticas.   

Por morar em apartamento e passar a maior parte do tempo sozinho, trabalhando em home office, tenho como companhia um vaso da planta suculenta “rosa depedra”,conhecida pelonome científico de “echeveria elegans”, que ganhei de presente de um casal, que mora no apartamento do lado.

Com o intuito de aprofundar-me no mundo das plantas suculentas, e conhecer suas várias espécies, dirigi-me até o stand onde elas estavam expostas. Cada qual com uma plaquinha, identificando-as com seus respectivos nomes científicos e populares. Entre elas, a que eu tenho, conhecida por rosa de pedra.   

Todas traziam a recomendação de que precisam de luz natural, devendo ficar sempre próximas de janelas bem iluminadas. Gostam de pouca água e sol em abundância. Regá-las, só quando o solo estiver seco. Utilizando de preferência, vasos de cerâmica ou de barro com furos.   

As espécies suculentas dadas de presente, representam força, amor e perseverança. Simbolizando a união, que crescem e florescem com o passar do tempo.  As suculentas, têm a sua origem em vários lugares tidos como secos do planeta.

São plantas originárias das regiões de clima árido, como os desertos e parte do continente africano. Sua principal característica é armazenar água nas folhas, para enfrentar longos períodos de estiagem. Segundo estimativas, existem no mundo aproximadamente 9 mil tipos diferentes de plantas suculentas, provenientes de diversos habitats.

Vale destacar que o cacto, com folhas mais grossas e lisas é um dos tipos de planta suculenta mais famosa que existe. Dentre outros tipos dessa planta, podemos destacar a mais famosa, conhecida por Rosa de Pedra (echeveria elegans). A suculenta Fantasma, apesar do nome curioso, faz bastante sucesso.

A espécie Colar de Pérolas (senecio rowleyanus), formam com suas folhas uma pequena cascata. De origem africana, a Jade é popularmente conhecida como a planta da amizade. Outra espécie famosa é a Flor da Fortuna (kalanchoe), muito usada em decorações. A Babosa (Aloe & Vera), são muito utilizadas na produção de medicamentos naturais e cosméticos.

Sem deixar de mencionar, que existem algumas espécies de suculentas, muto difíceis de serem encontradas no mundo, por serem consideradas verdadeiras relíquias. O continente africano, é o habitat de inúmeras destas espécies, tidas como raridades.

O Japão, tem um papel importante na hibridização e na técnica de arranjos com essas plantas. A Kokedama (bola de musgo), é uma técnica de jardinagem oriental, que cria um vaso natural para ser usado com diversas espécies de plantas. Entre elas, as suculentas.

De volta da exposição de flores, com o artigo pronto em meu velho bloco de rascunho, iniciei a digitalização na companhia do meu vaso da planta suculenta “rosa de pedra”, para publicá-lo. Mencionando no final do artigo, a seguinte frase – Seja como a primavera que renasce a cada dia mais bela, porque nunca são as mesmas flores…

Autor:

Carlos R. Ticiano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol