24.2 C
São Paulo
sábado, 24 de janeiro de 2026

Confira seis exposições para visitação gratuita em Florianópolis

Pinturas, esculturas, fotografias e objetos integram as mostras e compõem um roteiro que passa pelo Centro, pelo Rio Tavares e pela Agronômica

Florianópolis começa o ano pulsando arte por todos os lados. Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações e experiências imersivas, seis exposições gratuitas transformam a cidade em um grande circuito cultural que se estende pelo Centro, pela Agronômica e pelo Rio Tavares. É uma oportunidade para explorar novos olhares, revisitar artistas consagrados, descobrir talentos contemporâneos e sentir a potência criativa que move a Capital de Santa Catarina.

No Centro da cidade, a Fundação Cultural Badesc apresenta a exposição “Matéria Prolífica”, que presta homenagem ao artista Paulo Gaiad (1953–2016). Objetos, fotografias e desenhos que exploram materiais como gesso, metal e papel integram a mostra, que reúne cerca de 50 obras produzidas ao longo de três décadas e ocupa todos os espaços expositivos da instituição. Com curadoria de Thays Tonin, Victoria Beatriz, Rainara Sofia, Georgia Bergamin, Estela Camillo e Eduarda Andrade, a exposição é resultado de quase um ano de pesquisa no Acervo Artístico Paulo Gaiad. A visitação pode ser feita até 19 de fevereiro, de segunda a sexta, das 13h às 19h, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216.

Ainda no Centro, a Galeria Cultural do Mercado Público recebe até 6 de fevereiro a exposição “Quilombolas: Em Terras de Jacintha”, do artista e curador Radilson Carlos Gomes da Silva. São 22 fotografias analógicas produzidas com a técnica Lambe Lambe, resultado de cinco meses de convivência com o Quilombo Vidal Martins, única comunidade quilombola de Florianópolis. As imagens revelam relatos, memórias e a força de um território que resiste. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Rua Conselheiro Mafra, 255.

A poucos metros dali, a Galeria Lama exibe “A identidade é uma ilha de edição”, do artista ciber_org. Com curadoria de Débora Pazetto, a mostra reúne 16 obras que transitam entre escultura, instalação, vídeo performance, fotografia e realidade aumentada. A exposição fica aberta até 7 de fevereiro, de quarta a sábado, das 18h às 00h, com visitas guiadas no dia 24 de janeiro, às 15h e às 19h. A galeria funciona na Rua João Pinto, 198, e também pela entrada da Rua Antônio (Nico) Luz, 159.

Também no coração da cidade, a Galeria Berlin apresenta “ILUSÃO. O engano do olhar”, mostra com mais de 20 obras inéditas do artista Cazão. Com curadoria de Maristela Müller, a exposição explora formas geométricas, cores e luzes que se entrelaçam para provocar a percepção e questionar o que é real. A visitação pode ser feita até 21 de fevereiro, às terças das 13h às 18h e de quarta a sábado das 13h às 22h, na Rua Vítor Konder, 409.

Seguindo para a Agronômica, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe até 22 de fevereiro, a exposição “Arquipélagos: Memórias Líquidas”. A mostra, composta por trabalhos do acervo do MASC, obras do artista Paulo Gaiad (1953–2016) junto de distintos momentos da produção do gaúcho Clóvis Martins Costa (1974), reúne mais de 100 obras. Apresentada em quatro eixos curatoriais: águas e margens, desastres, arquiteturas e matas, rastros, a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 21h, no museu localizado na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600.

No Sul da Ilha, no bairro Rio Tavares, a Associação Sagres recebe a exposição “Entre Núcleos”, com cerca de 15 esculturas produzidas pelos artistas Diana Sposito, Gabriela Diaz e Marcelo Mello. As obras, criadas ao longo de dois anos, incluem esculturas em argila de alta temperatura e peças fundidas em alumínio, ampliando o diálogo entre matéria, gesto e presença no espaço. A mostra pode ser visitada até 20 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua da Macela, 80.

Autor:

Juliano Zanotelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol