19.7 C
São Paulo
sábado, 24 de janeiro de 2026

Ampliação de subestação vai reforçar fornecimento de energia na Serra Catarinense

Projeto executado pela Quantum Engenharia moderniza estrutura, amplia potência e melhora a confiabilidade do fornecimento de energia

A Subestação Lages Vidal Ramos, um dos principais pontos de distribuição de energia da Serra Catarinense em Lages, passou por uma ampliação estratégica para aumentar a robustez, a segurança e a estabilidade do sistema elétrico regional. O projeto, executado pela Quantum Engenharia, inclui a instalação de um novo transformador de 26,67 MVA e uma série de melhorias estruturais e tecnológicas que garantem maior capacidade de atendimento às demandas residenciais, industriais e rurais.

Com a instalação do novo transformador de força (TT3), de 26,67 MVA – 138/23 kV, também foram executadas as conexões de alta e média tensão necessárias para sua operação, incluindo disjuntor, para-raios e a nova conexão de transformador (CT). O projeto ainda integrou um novo barramento de 23 kV ao sistema já existente, criando um fluxo de distribuição mais eficiente e seguro de distribuição.

A ampliação incorporou dois novos alimentadores — LVR-14 e LVR-15 — que aumentam a capacidade de distribuição para a região, além da instalação de reatores de aterramento de 23 kV no novo transformador e no TT2, reforçando a proteção e a estabilidade da rede.

A modernização contemplou também a substituição de transformadores de corrente (TCs) de 138 kV em quatro bays fundamentais para a região:

  • LD 138 kV Ambev (ABV)
  • LD 138 kV Campos Novos (ESUL) / Herval do Oeste (CNO)
  • LD 138 kV São José do Cerrito (SJI)
  • LD 138 kV Bom Jardim da Serra / São Joaquim (SJM)

Com essa ampliação, a subestação passa a ter condições de atender aproximadamente 30 mil novas unidades consumidoras, o que é um salto relevante para a região. Essa modernização, executada pela Quantum Engenharia, tem como foco elevar a segurança e a qualidade do fornecimento de energia para residências, comércios e indústrias, reduzindo o risco de sobrecargas e interrupções justamente nos períodos de maior demanda.

“Integrada a um pacote mais amplo de investimentos feitos pela Celesc na Serra Catarinense, essa iniciativa torna a rede elétrica mais robusta e cria as condições necessárias para que o desenvolvimento econômico regional avance sem comprometer a estabilidade do sistema.”, destaca Guilherme Souza, Coordenador do Departamento de Distribuição e Transmissão de Energia da Quantum Engenharia.

Com a conclusão do projeto, a região ganha mais segurança energética, capacidade ampliada e melhores condições para suportar novos empreendimentos e a expansão das atividades produtivas locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol