24.2 C
São Paulo
sábado, 24 de janeiro de 2026

A estatística e a mentira

Mentir é humano. 100% dos homens crescem mentindo e com o tempo aperfeiçoam a técnica a ponto de não mais saberem o que é verdade e o que é mentira.

– Quem quebrou o vaso?

– Num sabo.

– Quem comeu todo o chocolate?

– Foi o amigo invisível.

– Quem é essa tal Bebel?

A pessoa cresce e continua mentindo. Colar na prova é mentir, enganar o professor. Antigamente, a cola era feita no capricho, em papel, camuflada. Dava trabalho ler o livro, resumir e escrever com letras miúdas. O aluno nem notava que, para fazer a cola, estava estudando. Depois, nem precisava usar, pois sabia a matéria. Aí vieram a Xerox reduzida, o computador e o celular: cola eletrônica, fácil de fazer. O aluno conhece tecnologia, não estuda e a burrice aumenta.

Com a estatística, a mentira ganhou novo patamar. A pessoa pode mentir “na cara dura” – mente e ponto final. Ou mostra dados estatísticos. Duvida? Nos anos 80, com o desemprego alto por aqui, o Governo afirmava que na Suíça o desemprego aumentou 50%, mas não dizia que eram 2 suíços desempregados e agora 3. Mas é aumento de 50%! Os números não mentem, jamais.

A análise dos dados permite mentir com fundamento. Quando as autoridades afirmaram que 25% dos acidentes são causados por ingestão de bebida alcoólica, a AFA – Alcoólatras Famosos, ONG que se opõe aos Alcóolatras Anônimos, emitiu nota concluindo que, se 25% dos acidentes são causados por alcoólatras, então 75% são causados por quem só bebe chá, Coca Diet e água. Mantenha-se bêbado que você fica no grupo de risco menor. É pura estatística!

A mentira atinge o apogeu na política. Políticos mentem muito e sempre precisam inventar outra mentira para justificar, mas em vez de “mentira”, chamam a isso de “narrativa”, bem mais simpático. A narrativa é sempre melhor que o fato. Políticos, jornalistas, analistas usam e abusam da narrativa:

– Mas a economia está melhor, correto?

– Eu não diria melhor. Mas é fato que “despiorou”.

A arte de mentir é a disciplina mais estudada quanto alguém decide entrar para a política. Mentir e não corar. Mentir e convencer. Mentir até para o espelho.

O Ministro do Trabalho, mediou negociação entre empregados e empregadores. Os Empregados exigem 35% de reajuste para recompor perdas salariais acumuladas. O Ministro respondeu: vocês têm razão. Os Empresários alegaram que reajuste acima de 9% levará as empresas a falência. O Ministro disse: vocês têm razão. Então o Assessor perguntou:

– Chefe, um pediu aumento de 35% e o outro só aceita 9%. Aos dois o senhor disse: você tem razão. Como isso é possível?

– O Ministro disse: você tem razão!

O Assessor não conhece a arte de mentir. Todos querem ter razão e o Ministro deu razão a todos, inclusive ao Assessor. Ficaram felizes por ter razão e o Ministro ficou feliz porque agradou a todos.

O homem comum, principalmente namorado e casado, mente menos, porém sofre mais. A mulher costuma repetir: não acredito numa só palavra que você diz. Mesmo que seja verdade.

Matildo, cochilava após o jantar quando começou o telejornal: 100% dos eleitos têm ficha limpa e nunca foram políticos; a inflação e a taxa de juros no Brasil atingiram o menor patamar em décadas; com a redução da criminalidade, 60% dos policiais entraram em férias coletivas; esporte: Mirassol e Água Santa vão fazer a final da Libertadores, na Venezuela.

A última notícia despertou Matildo: governo encerra o programa Bolsa Família por absoluta falta de pessoas carentes no país. Sua esposa riu muito. Era um programa humorístico, no dia Primeiro de Abril, Dia da Mentira. Vida que segue!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle). Crônicas de humor toda sexta-feira, às 10h.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Passado, presente e sem futuro

Virada, Vinho e Rosário

Sonhando com a mulher ideal*

Iniciativas e Acabativas*

Trambiques, Traições e Tradições

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol