19.4 C
São Paulo
domingo, 25 de janeiro de 2026

A armadilha da esperança!

Esperança: sentimento belo, que deveria sempre trazer coisas boas! Sim, esperança. É realização, é fé. Esperança, um sentimento que acompanha o ser humano desde sempre. Quando crianças, quem nunca viveu a chegada do aniversário na esperança de ganhar aquele tão sonhado presente? Quem nunca esperou o Papai Noel no final de cada ano, com seus presentes ora prometidos, ora surpresa? Sim, acredito que a esperança move o mundo. Nós, humanos, vivemos de esperança o tempo todo.

Lembra-se, caro leitor(a), de quando você era adolescente e alimentava a esperança de que, ao completar dezoito anos, o mundo lhe abriria as portas? Meninos e meninas atravessando a adolescência, realizando sonhos — alguns pequenos, outros grandes: aprender a dirigir, entrar na faculdade, terminar a faculdade, conquistar um bom emprego. Enfim, sonhar com uma série de realizações. Imagine o que passa na cabeça de uma futura mamãe ao longo de uma gestação.

Mas, infelizmente, esse sentimento tão bonito nem sempre traz luz. Nem sempre ele é esse sentimento de realizações, de consciência e de amor. Sabe por que, caro leitor? Porque há, em nossa sociedade, pessoas poderosas que já descobriram a força da esperança nos corações humanos. Sim! Sabendo disso, alguns a manipulam em proveito próprio. Políticos prometem, prometem de tudo. Se eleitos, farão coisas e mais coisas. Quando suas campanhas se iniciam, não economizam palavras bonitas, cheias de promessas. O verdadeiro objetivo de seus palanques é mobilizar o maior número de pessoas para conseguir votos, prometendo que, com eles, tudo será diferente — haverá verdadeiras realizações. Descobriram como criar uma máquina de fabricar esperança em massa. Promessas vazias, mascaradas de boas intenções, apenas para ganhar votos. Quando atingem seus propósitos, tudo é esquecido.

Nós, o povo, temos nossa parcela de culpa; somos inocentes demais, acreditamos em tudo. Não somos nada críticos. Parece que vivemos inconscientemente com o desejo mais íntimo de que tudo vai dar certo. A esperança, às vezes, nos cega. A esperança, em certos momentos, nos afasta da realidade, a realidade crua e nua das diferenças sociais. E, ainda por cima, muitas vezes apaga nossa memória. Há casos em que, se o político é simpático e carismático, pronto: o voto é dele, não importa seu currículo. E assim é, eleição após eleição.

Sem falar de alguns líderes religiosos, verdadeiros experts em oratória, só comparáveis aos políticos. Também prometem. Exploram a esperança dos fiéis, prometendo salvação no pós-morte. Mas, no fundo, o que querem mesmo é contribuição para suas igrejas. E nós, o povo, caímos constantemente nessa armadilha. Eles pregam o medo do pecado para vender a salvação. Que medo invisível é esse? Será que esse tipo de esperança de salvação é saudável? Construíram a figura de um paraíso no céu e de um inferno. Se somos fiéis ao Deus que pregam, aí sim, claro, eles nos concedem um passaporte para nos sentarmos ao lado de Deus. Do contrário, queimaremos eternamente no inferno. Assim, enchemos os cofres deles, que alegam que é para que Deus devolva nossos investimentos em bênçãos. Pergunto: que Deus materialista é esse que precisa de dinheiro para, só assim, abençoar e salvar suas ovelhas?

Enfim, políticos, poderosos, religiosos, governos sabem disso e, para alcançar seus objetivos, basta vender esperança. Esperança de um mundo melhor aqui na nossa sociedade, segundo os políticos; esperança, segundo os religiosos, da salvação do espírito após a nossa morte. Para mim, exploram esse sentimento tão bonito de forma maquiavélica, em proveito próprio. É inacreditável como um sentimento tão belo pode ser explorado por tanta gente inescrupulosa!

Felizmente, não são todos; ainda há uma parcela significativa de líderes políticos e religiosos que não se venderam ao materialismo do sentimento e que ainda pregam o verdadeiro espírito da esperança, que urge por um mundo melhor e mais solidário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

A garrafa de vinho e meu eu!

Movimento é vida!

Café com um show de atendimento!

Um sonho utópico!

E a vida continua…

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol