Todo fim de ano é a mesma coisa: amigo secreto na empresa, encontro de colegas da faculdade, familiares etc. Confraternizar e rever amigos ou parentes, para muitos é apenas a certeza de fofoca, intriga e decepção. Abraçam-se, pedem perdão por alguma falha e em janeiro as brigas recomeçam. Tem gente que manipula o sorteio do amigo secreto para não cair com determinadas pessoas. Isso é confraternização ou sem fraternização? Amigo secreto ou inimigo secreto? E viva o espírito natalino!
O jovem e excêntrico engenheiro Eugênio, o “geninho”, tenta ser popular, agradar a todos, mas sempre passa o fim do ano só. Piadas agressivas, sensibilidade nula e carisma zero são suas marcas registradas. Então por que o aceitam nos grupos? Bem, na empresa, suas ideias geram alto faturamento, os colegas de escola devem-lhe notas e aprovações, os parentes sonham ser incluídos no testamento e as mulheres o acham um “partidão”. Eugênio é um gênio! E é podre de rico.
Para se divertir, espalhou boatos sobre deixar a empresa para abrir negócio próprio, casar-se, legar a fortuna para a caridade e outros assuntos preocupantes. Houve reações variadas: Mila Skey, a dona da empresa, está insegura, os amigos preocupados, os parentes nervosos e as solteiras apreensivas.
Querendo animar o fim de ano, o garotão que se recusa a crescer deu início aos costumeiros trotes e piadas maldosas. Criou um perfil falso do Ariel, Diretor de RH, em um aplicativo de namoro gay e apareceu o alerta: “Este perfil já existe”. Vazou no Instagram que ficará noivo no Natal, sem dar pistas. Muita gente se preocupou. Querem demonstrar amizade e não desejam ficar fora dos planos, ainda que tenham de tolerar bizarrices, mas tudo tem limite. O chefe do Jurídico, Doutor Juris Prudêncio, única pessoa que ele escuta, perguntou:
– Procede essa estória de criar sua própria empresa?
– Foi só para sacanear a Mila Skey. Ela é muito sisuda e o Ariel não vai com a minha cara. Danem-se. Quero mais é me divertir.
– Você vai mesmo doar toda a fortuna e viver como um reles mortal?
– Cê tá louco? Aquilo foi para a parentada não ficar me secando, desejando a minha morte.
– E o tal noivado? É sério?
– Sem noivado. Mas tem uma mina que está me deixando louco. Toda vez que eu a vejo eu suo, gaguejo, o coração acelera.
– Tem certeza de que não é sua tireóide?
– Faço exames constantemente. Está tudo em ordem. Acho que o que sinto é amor mesmo. Será que pode dar certo?
– As únicas certezas desta vida são a morte e os impostos. Ah, e para uma medida de arroz, duas de água. No mais, nenhuma certeza.
Vieram os eventos de fim de ano e Geninho notou que os que o bajulam estão com um pé atrás e começaram a olhá-lo de soslaio. Talvez tenha exagerado nos trotes. Na confraternização não havia lugar à mesa principal com seu nome. O “inimigo” secreto deu de presente um Lego para montar um Fiat Marea Turbo e não se identificou. Isso lá é presente? Os colegas de turma não o avisaram do encontro.
O mundo de Eugênio desabou quando encontrou Charlene, a tal mina que o deixa louco, no banheiro masculino. Quase 80% do seu dinheiro está no Banco Master, em liquidação. Desapontamentos ele já teve uma centena de vezes, ou talvez umas 4 ou 5, mas agora sua vida está mais descontrolada do que os gastos do Governo. Passou a desejar que o asteroide com 3% de chance de se chocar com a Terra cumpra a previsão, mas parece que não vai rolar. Atolado em desinteresse, desabafou com o doutor Juris Prudêncio:
– Até a Charlene me decepcionou. Topei com ela no banheiro masculino, fazendo xixi em pé. Pode isso?
– Está só fazendo cena de ciúme para aquele esquisitão da Informática. Deve ser cacho dele.
– A maior parte do meu dinheiro está num banco em liquidação. Posso perder tudo!
– Fica frio. Tem muito político envolvido. Na certa, vai terminar em pizza e o dinheiro será liberado. É sempre assim.
– Sei não. Ando estressado, com dinheiro retido e sem namorada.
– Relaxa! Vá viajar no réveillon. Convide a Linda, da Contabilidade. Soube que ela gosta muito de você.
Eugênio seguiu os conselhos, convidou a Linda e foi um feriadão maravilhoso. Na volta, anunciou o namoro. Na sala do doutor Juris Prudêncio, ouviu mais alguns conselhos:
– Não te disse? A CPI do Master não vai rolar e vai terminar em pizza. Dinheiro salvo, emprego garantido e Linda é sua namorada.
– Nem acredito que tudo terminou bem. Será que tem algo errado?
– Você sabe que Linda é a irmã caçula do João Nonato, ou melhor, Charlene.
– Isso prá mim é novidade. Mais alguma coisa?
– Ambos são filhos do Ariel. Isso é segredo, bem como seu romance com a Mila Skey. A Linda é uma moça maravilhosa, mas o pacote inclui o cunhado Nonato, ou Charlene, e para completar, Mila Skey e Ariel serão seus sogros.
– Caramba! Eu não tenho um minuto de sossego!


Mila Skey ganhou o troféu ‘nome do ano’!
Semfraternização e só amizades sinceras pra você, Laerte
Para você também, Ita. Abraço.
Laerte, meu querido:
Não passo mais sem você nas sextas ( ou sábado).
É sempre uma delícia!!!!
Obrigada, meu amigo.
Obrigado, Solange. Que honra! Abraço.