19.7 C
São Paulo
sábado, 20 de dezembro de 2025

Decreto reforça a transparência e a confiança nas contas públicas de Santa Catarina

Santa Catarina deu um novo passo para fortalecer a transparência, a segurança das informações públicas e a confiança nos dados fiscais que orientam decisões estratégicas do Estado. O Decreto nº 1.306/2025, publicado no final de novembro, estabelece o conjunto de normas que regulamenta o encerramento do exercício financeiro, documento essencial para garantir a qualidade das informações que embasam a Prestação de Contas do Governador, a apuração dos resultados fiscais e a continuidade dos serviços públicos.

O texto foi minutado e estruturado pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina, carreira responsável pela gestão das finanças públicas estaduais que atua como órgão central em administração financeira, orçamento, contabilidade e informações fiscais. A elaboração do decreto traduz, de forma técnica e objetiva, o compromisso da carreira com dados fidedignos, processos padronizados e controles robustos — pilares que sustentam a boa governança e o zelo pelos recursos do cidadão catarinense.

Para o presidente do SINDAF-SC, Sandro Medeiros Alves, a medida representa um avanço significativo para a gestão das informações fiscais. “Quando o Estado trabalha com dados corretos, quem ganha é a sociedade catarinense. Esse decreto padroniza processos, protege os recursos públicos e assegura que cada política, cada serviço e cada decisão tenha base em informações confiáveis produzidas pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas”, afirma.

A medida tem impacto direto na sociedade catarinense, que depende de dados confiáveis para garantir serviços públicos contínuos, pagamento dos servidores e planejamento responsável. Também reforça a confiança de investidores e agências de rating, que encontram em Santa Catarina previsibilidade e estabilidade fiscal. Para os órgãos de controle, o decreto oferece informações consistentes e auditáveis, qualificando a fiscalização e ampliando a transparência.

Ao estruturar as normas que orientam o fechamento do ano fiscal, os Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina reafirmam seu papel fundamental na proteção do dinheiro público e na entrega de informações sólidas que sustentam decisões de governo e o desenvolvimento do Estado.

Davi Paes e Lima
Davi Paes e Limahttps://www.paeselima.com.br/
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis (SC). No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Contato: davi@paeselima.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio