21.8 C
São Paulo
sábado, 20 de dezembro de 2025

Vaga Inteligente: tecnologia é resposta para gargalos do RH em um momento de emprego em alta

Ferramenta de recrutamento da Vagas.com Empresas aparece como alternativa em um cenário de queda do desemprego, crescimento formal e exigências cada vez maiores dos candidatos

Com o mercado de trabalho sinalizando melhora sustentada no Brasil, soluções de recrutamento mais eficientes e tecnológicas têm ganhado relevância. A Vaga Inteligente, funcionalidade da plataforma Vagas.com Empresas, emerge nesse contexto como uma alternativa para agilizar contratações, filtrar candidatos mais alinhados e aliviar a sobrecarga dos departamentos de Recursos Humanos.

Dados recentes da PNAD Contínua, do IBGE, mostram que a taxa de desemprego recuou para 5,8% no segundo trimestre de 2025, o menor nível histórico desde o início da série em 2012. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também atingiu recorde, ultrapassando os 39 milhões de vínculos formais. 

Com o mercado aquecido, há escassez de profissionais qualificados disponíveis, o que  exige processos seletivos mais rápidos e efetivos. É aqui que a ferramenta Vaga Inteligente entra para auxiliar o trabalho.  

Vaga Inteligente: como funciona

A Vaga Inteligente foi desenvolvida a partir de uma tecnologia exclusiva da Vagas.com, o IA+H, onde o recrutador (H) interage com a IA criando critérios muito específicos para encontrar o profissional mais aderente à vaga. O diferencial entre outras IAs do mercado, é que o recrutador é realmente protagonista desse processo. Diferente de “humanização”, ele é parte imprescindível para o sucesso da seleção dos melhores candidatos.

O recurso age dessa forma: assim que o match acontece, imediatamente ela dispara um e-mail e Whatsapp convidando o candidato para o processo seletivo. O recrutador não precisa esperar que ele visualize a vaga e se candidate, o que pode levar semanas e até meses. Lembrando que os candidatos são classificados em uma shortlist de acordo com compatibilidade de perfil e requisitos estipulados.

RH em transformação: pressão por eficiência

Com a informalidade em queda e a carteira assinada crescendo, o setor de RH enfrenta maior pressão para reduzir o tempo de contratação e melhorar a qualidade das contratações. Segundo pesquisa da PwC, o número de vagas que exigem conhecimentos em Inteligência Artificial saltou de 19 mil em 2021 para 73 mil em 2024, apontando forte tendência de digitalização e automação de processos seletivos.

A pesquisa “70% dos departamentos de RH no Brasil ainda não utilizam IA”, realizada pela Think Work em parceria com a Flash, empresa de gestão de benefícios, revela que embora muitos departamentos de RH reconheçam a importância da IA, 70% ainda não a utilizam em seus processos diários, indicando que há espaço para adoção de ferramentas como a Vaga Inteligente.

“A Vaga Inteligente foi desenvolvida para transformar o processo seletivo em algo mais rápido, estratégico, eliminando etapas. Nossa proposta é acelerar o processo  trazendo ao recrutador uma shortlist ordenada por compatibilidade com o perfil desejado, reduzindo etapas para encontrar o profissional mais aderente. Trocamos semanas por dias e muitas vezes, até por horas. avalia Luciana Calegari, head de Customer Success, da Vagas.com Empresas

Impacto real em um cenário promissor

Com queda da informalidade e maior número de empregos formais, o RH enfrenta desafios maiores em volume de candidatos e expectativas de qualidade. Ferramentas que permitem automatizar etapas iniciais, como triagem e convite, podem tornar o processo seletivo mais ágil, eficiente e com melhor custo benefício.  A Vaga Inteligente responde a essa demanda, ao oferecer alternativa para empresas cansadas de processos de triagem, com currículos em papel e anúncios pouco eficientes.

No geral, a ferramenta surge em um momento em que o emprego formal cresce, o desemprego cai e o mercado exige mais agilidade. Se bem utilizada, a funcionalidade pode representar ganho de produtividade para times de RH e melhoria na experiência do candidato, sem, entretanto, substituir totalmente o olhar humano necessário para decisões finais mais complexas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio