Os Seminários SIMEC e SSA 2025 encerraram sua programação com saldo positivo e encaminhamentos concretos para fortalecer a indústria eletro metalmecânica no Ceará. Realizados na FIEC em dois encontros nos dias 2 e 3 de setembro e em 22 de outubro, os seminários reuniram empresários, especialistas, academia e instituições financeiras em debates objetivos sobre sustentabilidade, inovação e a implantação do Polo Automotivo e de Autopeças no Estado.
A abertura do evento contou com a participação de César Barros, presidente do SIMEC, Ranieri Leitão, do Sistema de Sincopeças, Assopeças e Assomotos do Ceará. Ao longo dos painéis, foram discutidos mecanismos de financiamento público e privado, difusão tecnológica e encadeamento produtivo, com mediação de Fernando Castro Alves, diretor do SIMEC. Integraram as discussões representantes do SEBRAE/CE, SENAI/IST, UFC e do setor financeiro, como o BNB e a XP Investimentos, além de convidados especialistas.
O primeiro ciclo de encontros em 2 e 3 de setembro promoveu um diagnóstico compartilhado sobre oportunidades do setor, caminhos de absorção e desenvolvimento de tecnologias para inovação e expansão. A dinâmica favoreceu trocas qualificadas entre palestrantes e público, resultando em propostas práticas para melhorar produtividade, competitividade e sustentabilidade das empresas locais.
A segunda etapa, em 22 de outubro, aprofundou o tema da cadeia automotiva e de autopeças, com destaque para a Mostra de Autopeças que apresentou soluções tecnológicas aplicáveis ao contexto regional. A programação evidenciou possibilidades de integração entre indústria, fornecedores e instituições de fomento, além de perspectivas para atração de investimentos, apresentação do município de Horizonte CE que incentiva a instalação de empresas do polo automotivo e de autopeças e a formação de mão de obra alinhada às demandas do setor nas escolas SENAI e SESI.
Os encaminhamentos construídos ao longo dos seminários servirão de base para um plano de trabalho que inclui novas rodadas técnicas, mapeamento de demandas de fornecedores e ações de qualificação profissional. O SIMEC seguirá articulando parcerias e promovendo ambientes de cooperação para transformar as diretrizes debatidas em resultados concretos para a indústria cearense.
SERVIÇO
Contato:
Fone: (85) 3224.6020 / 3421.5455 / 99783.9858
Site: https://simec.org.br/
Facebook: facebook.com/simec.sindicato
Instagram: instagram.com/simec.sindicato
LinkedIn: linkedin.com/company/simecsindicato/
Endereço:
Av. Barão de Studart, Nº 1980 – 1º andar – Sala SIMEC – Edifício Casa da Indústria, CEP 60120-901 – Fortaleza, CE

