26.4 C
São Paulo
segunda-feira, 3 de novembro de 2025

O CORAÇÃO, NOSSA PRINCIPAL BARREIRA!

Estamos vivendo dias difíceis! Para onde quer que olhamos, há motivos e situações tenebrosos. Na política, um país dividido, sem contudo perceber, que “um reino dividido não subsistirá”. Na Religião, uma multiplicação de “Igrejas”, templos suntuosos, Pastores que se enriquecem e uma multidão perdida em busca de alívio, prosperidade e todos os tipos de “bênçãos” que estejam inclusas, dentro deste “pacote”. O qual, é muito mais material do que; realmente se necessita espiritualmente. O que aconteceu no Rio de Janeiro não há de nos surpreender, mesmo porque; antes da falência do Estado, antes da falência da Religião, antes da falência social está a falência total do coração humano. “O coração faz planos, mas a resposta dos lábios vem do Senhor”. (Provérbios 16.1).

A diferença no caso de Faraó é que Deus “endureceu” o seu coração para não permitir ao povo que fosse cultuá-lo. No nosso caso, já nascemos com uma predisposição em não obedecê-lo. Trabalhando como professor na Educação básica é visível, essa predisposição em “endurecer” o coração, evidentemente que no caso de uma criança, há diferença, contudo; a natureza vem da mesma origem do adulto. “Não há justo, não há nenhum sequer”. No entanto; você poderá perguntar: _”Se não há justo, se não há nenhum sequer, se todos se extraviaram, isso quer dizer, que não há solução para o coração humano? Evidente que há! Porém, não como resultado da obra humana, mas sim; com o agir de Deus, no coração humano. Ao contrário, daquilo que é afirmado por Rousseau:“…O homem é naturalmente bom, a sociedade é que o corrompe”. Essa afirmativa, não se sustenta; diante daquilo que se aprende pela Palavra de Deus. Pois; o coração humano naturalmente já nasce predisposto a se corromper, isto é; “Todos já nascemos predispostos a errar o alvo”, pois essa é a ideia do termo bíblico usado para traduzir a palavra “Pecado”, ou seja; “Hamartia”, ou simplesmente; “Errar o alvo”. Nunca se viu tanta maldade no mundo como estamos vivendo! “O amor de muitos esfriará”. Estamos vivendo esse tempo! (Mateus 24.12).

Imagine um atirador de elite, um erro poderá custar a sua própria vida! Pense, em um maestro que erre na condução de sua orquestra emitindo sinais incertos por meio de sua Batuta? Ou então; imagine um “deus” que não tenha como resultado de sua natureza, os atributos de Santidade, Verdade; Onisciência, Onipotência e Onipresença? o que seria daqueles que nele depositassem toda sua confiança? Certamente seria uma pessoa frustrada.

Por que é tão difícil acertar o Alvo (A Glória de Deus?).

1 Porque, Deus nos criou perfeitos; mas o pecado fez com que perdêssemos a nossa primeira condição. “Abriram-se então os olhos e perceberam que estavam nus coseram folhas de figueira procurando tapar a sua nudez”. (Gênesis 3.07).

2 Porque Deixamos de ouvir a voz de Deus. “Foi assim que Deus disse?”. O diabo, a Antiga Serpente conseguiu confundir a mulher de Adão no passado, e agora no presente tenta distorcer, tudo aquilo que Deus está dizendo.

3Porque estamos honrando mais a César do que a Deus. “Dai a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. (Mateus 22,21).

4 – Porque a busca está na ordem inversa. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as outras coisas lhes serão acrescentadas”. (Mateus 6.33).

5 – Porque os valores se inverteram. “Ai dos que chamam ao mal de bem e o bem de mal, que dizem que as trevas são luz e a luz trevas, que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo”. (Isaías 5:20-22).

Não resolva com meios humanos, aquilo que requer soluções divinas. (João 15.5) “… sem mim (Cristo), nada podeis fazer.

Não Tente “comprar” aquilo que já foi pago. “… não por obras para que ninguém se glorie!”. (Efésios 2.8-9);

Não tente fazer “barganha” com Deus. “… se você me adorar tudo isso será seu”. (Lucas 4.5-7).

Não coloque Deus em segundo plano. “…Marta! Marta! andas inquietas e te preocupas com muitas coisas, mas uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte…”. (Lucas 10.41-42).

1 – Priorize as coisas do alto. ” Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive…”. (Colossenses 3.1-3);

2 – Crie Vínculos emocionais e espirituais com Deus. “E aconteceu que Jesus encontrou-se com Pedro e olhou diretamente nos seus olhos, então Pedro se lembrou da Palavra que o Senhor lhe havia dito e chorou amargamente”.(Lucas 22.60-62);

3Aprenda a Discernir corretamente. “…examinai todas as coisas e retenha aquilo que é bom”. (1ª aos Tessalonicenses 5.21);

4 – Fale de maneira a apagar “incêndios” não seja um “incendiário” ambiental. (Tiago 3.5) “Reparem como um pequeno fogo (faísca) pode incendiar uma grande floresta”.

5 – Seja um Promotor da Paz. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual; ninguém verá o Senhor”. (Hebreus 12.14).

6 – Fale menos e ouça mais. ” Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, porque a ira não produz a justiça de Deus”. (Tiago 1.19-20);

7 – Pratique a Verdadeira “Religião“. ” A “Religião” que Deus nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos Órfãos e das Viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper…”. (Tiago 1.27).

O coração é a nossa principal barreira!

Claudinei Telles
Telles
O autor é mestrando em Educação. Filósofo, Teólogo, Pedagogo, licenciado em Letras, Historiador. Neuropsicopedagogo, Orientador Educacional, Psicopedagogo, Especialista em Ciência da Religião, Especialista em Teologia Bíblica. Atuou como Teólogo (Igreja Batista), além de Professor de Teologia. Também, é autor do Livro: "As Quatro Estações e a Vida Cristã (períodos Ciclicos) Entre eu e Deus. Editora: Autografia, Rio de Janeiro, 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio