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terça-feira, 4 de novembro de 2025

JOGOS RECREATIVOS E O DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS

Esta pesquisa bibliográfica é sobre o auxilio dos jogos no desenvolvimento da
lateralidade. Enfocaram-se seguintes aspectos: definição de psicomotricidade, as
unidades funcionais do cérebro, lateralidade, lateralização e as características das
crianças de 7 á 8 anos e os conceitos de jogos. Assim o presente estudo teve como
objetivo inferir a respeito da influência dos jogos recreativos no desenvolvimento da
lateralidade em crianças de 7 á 8 anos. Possibilitando ao leitor uma ampliação na visão
dos professores nas aulas de educação física levando em consideração o
desenvolvimento psicomotor da criança. Observa –se que nas obras de Fonseca (1996)
e Freire(1997), que o jogo é visto como um incentivador e estimulador das várias
atividades realizadas é a maneira que a criança busca subsídios lúdicos para se
desenvolver. Oferece possibilidades de desenvolvimento nos aspectos motor
,cognitivos e emocional que são constituintes do indivíduo.Desta forma, considera-se
que para desenvolver a lateralidade em crianças de 7 a 8 anos o jogo é um estimulador
no trabalho da educação psicomotora, por isso a sua importância nas aulas de
educação Física.

Autora:

ELISIANA ALVES FERNANDES DE LIMA

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ELISIANA ALVES FERNANDES DE LIMA

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