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terça-feira, 4 de novembro de 2025

Especialista traz dicas para evitar fraudes nas empresas; somente em 2024, elas geraram R$ 11,2 milhões de prejuízo

Cada vez mais comuns, as fraudes geram prejuízos e podem ser irreparáveis para as empresas. Conheça 5 maneiras de evitá-las

Fraudes geraram, em média, um prejuízo de R$ 11,2 milhões a empresas no último ano, alta de quase 35% em comparação ao levantamento realizado em 2024, quando foram contabilizados R$ 8,3 milhões. Os dados são do Relatório do Varejo 2025, realizado pela Adyen.

Gerenciar uma empresa não é tarefa fácil. Independentemente do tamanho de sua organização, é necessário que o gestor tenha muita atenção e responsabilidade para que nenhuma fraude venha acontecer, afinal, quando se lida com dinheiro, todo cuidado é pouco. O advogado Rodrigo Oliveira de Camargo explica que golpes financeiros são mais comuns do que podemos imaginar, e destaca 5 dicas valiosas que podem ajudar a evitar uma fraude financeira em empresas. Confira!

1. Conheça os procedimentos 

É importante conhecer todos os processos executados na empresa, analisando os riscos da atividade empresarial, principalmente os que envolvem dinheiro, seja em operações internas ou externas. “Assim, você terá uma visão geral do fluxo e a capacidade de identificar os riscos da atividade empresarial, prevenindo fraudes”, explica o advogado.

2. Conheça as leis
Segundo Rodrigo Oliveira de Camargo, o aumento das fraudes empresariais reforça a necessidade de um olhar jurídico mais estruturado sobre o tema. O combate a esse tipo de crime não depende apenas de tecnologia e segurança da informação, mas também do conhecimento jurídico sólido que envolva a conformidade normativa, através de uma cultura efetiva de compliance, auditorias internas e políticas de governança corporativa. “Além de prevenir ilícitos, a atuação jurídica é essencial para identificar responsabilidades, coletar elementos e acionar as agências de controle, seja na esfera civil, penal ou trabalhista”, explica. A conformidade com a LGPD, por exemplo, também é peça-chave nesse cenário, uma vez que o uso indevido de dados é um dos principais vetores de fraude atualmente.

3. Entenda o sistema de gerenciamento financeiro

O advogado ressalta que a fraude financeira costuma acontecer quando sistemas de prevenção são falhos, como através de registros mal feitos ou não supervisionados. O especialista traz como dica conhecer o sistema de controle financeiro utilizado pela empresa. “Dessa maneira, o gestor tem a autonomia necessária para acessar os registros e verificar possíveis irregularidades pessoalmente”.

4. Controle Permanente

Para minimizar as chances de fraude ou desvio, é fundamental manter controle permanente sobre as atividades de risco, como custos, despesas e receitas. Para o advogado, “o ideal é que a empresa mantenha uma estrutura independente e autônoma, que possa efetuar treinamentos de prevenção de riscos e exercer fiscalização, em todos os níveis do ambiente empresarial. As fraudes financeiramente mais expressivas estão em altos cargos de gestão”.

5. Use a tecnologia a seu favor

Essa pode ser a dica mais valiosa. Graças ao avanço tecnológico, existem hoje diversos sistemas e ferramentas de gestão financeira, o que pode facilitar todas as tarefas, tornando os processos de conformidade e conferência mais práticos e difíceis de serem fraudados.

Autora:

Ana Paula Melo 

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