14 C
São Paulo
segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Eletromidia e Claro anunciam expansão do projeto Abrigo Amigo em Sorocaba

Iniciativa que transforma pontos de ônibus em abrigos acolhedores estreia no bairro 

Parque Campolim e deve alcançar 25 unidades nos próximos dias

A Eletromidia, líder em mídia out-of-home (OOH) no Brasil, e a operadora Claro anunciam, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, a expansão do Abrigo Amigo. Serão entregues 25 unidades em diferentes regiões da cidade. A primeira delas foi inaugurada nesta terça-feira, 4, na Av. Professora Izoraida Marques Peres, 216, no Parque Campolim, marcando o início da operação local do projeto que transforma pontos de ônibus em espaços acolhedores para usuários do transporte público noturno.

As outras 24 unidades entrarão em operação nos próximos 15 dias, de forma gradual e conforme as condições do tempo. Já a escolha dos endereços segue critérios técnicos e é realizada em conjunto com a Prefeitura. Os abrigos receberão atualização tecnológica para se transformarem em Abrigo Amigo, com novos sistemas que ampliam a conectividade e a eficiência operacional. As unidades integrarão a estrutura das paradas já existentes na cidade e que compõem o BRT Sorocaba, novo sistema de transporte coletivo vigente no município.

“Para nós, da Claro, é um orgulho colocar nossa infraestrutura a serviço de um projeto que une tecnologia e cuidado com as pessoas. Essa parceria representa muito mais do que conectar abrigos; é sobre usar nossa rede para criar experiências urbanas mais humanas, inclusivas e seguras. Cada chamada de vídeo feita em um Abrigo Amigo é sustentada por uma rede de fibra e 5G de alta performance, garantindo que ninguém fique desamparado em momentos de vulnerabilidade”, afirmou Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.

O projeto funciona diariamente das 20h às 5h da manhã e oferece atendimento remoto especializado para quem aguarda o transporte público à noite. As atendentes – todas mulheres – são treinadas para manter contato por vídeo, oferecer suporte e acompanhar a espera, ajudando a tornar o momento mais tranquilo e menos solitário.

Cada unidade é equipada com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, conectados à central de monitoramento. Além disso, o Abrigo Amigo foi pensado para garantir acessibilidade universal: o botão de acionamento tem placa em braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto dispõe de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas.

Para garantir um atendimento ainda mais ágil e seguro, o projeto conta com a parceria do Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo (CICC), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. A colaboração permite acionar rapidamente as forças policiais quando necessário. No local, há também uma profissional da Eletromidia dedicada ao Abrigo Amigo, responsável por direcionar cada situação ao serviço mais adequado, assegurando que o suporte prestado seja eficiente e humanizado.

Segundo José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia, a chegada do projeto a Sorocaba reflete a missão da companhia como agente de transformação urbana em benefício da população. “O Abrigo Amigo é um exemplo de como a mídia out-of-home pode ir além da comunicação e assumir uma função social. Em Sorocaba, essa expansão representa um passo importante na consolidação de cidades mais acolhedoras e tecnológicas, em que cada ponto de mídia também pode ser um ponto de cuidado”, destaca o executivo.

Para reforçar essa iniciativa, a Eletromidia e a Claro têm parceria com a empresa BRT Sorocaba, que abrigará o painel visual juntamente ao seu mobiliário urbano que compõe as paradas distribuídas na cidade. “Acompanhar o passageiro enquanto espera o embarque é uma dinâmica inovadora e que traz mais um benefício para quem usa o ônibus. Quanto mais pessoas se sentem seguras, mais elas utilizam o transporte coletivo, e esse é um ritmo necessário para as grandes cidades. No nosso Centro de Controle Operacional, também estaremos monitorando toda a movimentação e prontos para auxiliar, se preciso for. Seguimos unidos pela segurança e pelo transporte para o bem-estar da população”, frisa Devair Medeiros, gerente de Planejamento da BRT Sorocaba.

A Eletromidia atua há 15 anos em Sorocaba, com um histórico consolidado após a fusão com a Elemidia. Em fevereiro de 2025, a empresa chegou oficialmente à cidade com a instalação de 150 novas faces digitais públicas. Além de operar na vertical de ruas, está presente em edifícios comerciais. Seu inventário inclui 266 telas indoor (em edifícios e estabelecimentos comerciais e edifícios residenciais), 71 mobiliários urbanos digitais (MUBs) e 90 miniterminais, totalizando 577 ativos. Com esse portfólio, a companhia reforça seu compromisso em transformar a experiência urbana por meio da mídia exterior. Suas campanhas, veiculadas em pontos de grande circulação, conectam marcas e pessoas e promovem uma cidade mais humana e integrada.

“Mais do que ferramentas de comunicação, esses canais constroem uma relação de cuidado, confiança e proximidade com o público. Eles se transformam em pontos de encontro em que inovação e tecnologia se unem para promover o avanço urbano e, principalmente, o bem-estar dos moradores. Com soluções inteligentes, contribuímos para edificar uma cidade mais interligada, eficaz e acessível”, completa Angelucci.

“Investir em abrigos de ônibus tecnológicos e seguros é um ato de inteligência urbana e justiça social. É reconhecer que os usuários do transporte público merecem dignidade, segurança e informação, transformando um momento de espera obrigatório em algo mais confortável, eficiente e moderno dentro da rotina urbana”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

Reconhecimento, impacto positivo e expansão nacional

Em 30 de outubro de 2025, foi aprovada uma moção de aplausos pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ao Abrigo Amigo, reconhecendo a prestação de serviço à população, o impacto social do programa por oferecer companhia em tempo real e o acionamento direto a serviços de emergência.

O Abrigo Amigo é uma parceria público-privada (PPP) que transforma pontos de ônibus em espaços de apoio e acolhimento, mostrando como a mídia OOH pode ser agente de transformação positiva no espaço urbano. Seu principal objetivo é proporcionar maior segurança e bem-estar aos usuários do transporte público noturno, com foco especial na proteção das mulheres.

Todos os dias, entre 20h e 5h, a pessoa que se sentir em situação de vulnerabilidade ou simplesmente desejar companhia à espera do ônibus pode acionar um botão no painel digital para iniciar uma chamada de vídeo com uma central de monitoramento dedicada. Não é necessário se identificar – o anonimato protege o usuário e garante um ambiente seguro e livre de constrangimentos. O atendimento é conduzido por uma equipe formada por 30 mulheres, que passam por treinamentos com assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher, garantindo acolhimento qualificado e preparado para lidar com diferentes situações.

Criado em parceria com a agência AlmapBBDO, desde seu lançamento em agosto de 2023, o projeto tem demonstrado um impacto significativo no bem-estar dos usuários do transporte público noturno. Já foram registradas mais de 27 mil chamadas de companhia remota e 578 ocorrências documentadas nas suas operações nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS).

Em setembro de 2025, com a Claro assumindo o papel de patrocinadora exclusiva, o projeto superou o triplo de tamanho, passando de 82 para 298 abrigos, com meta de alcançar 635 unidades ativas até o início de 2027. Além de Sorocaba (SP), a expansão está prevista para Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A participação da Claro foi decisiva para oferecer conectividade, suporte técnico e monitoramento contínuo da rede, garantindo a estabilidade das chamadas de vídeo que conectam os usuários à central de atendimento.

O Abrigo Amigo soma-se a outras iniciativas sociais apoiadas pela Claro, como o projeto “Mulher + Tech – conexão para novos começos”, em parceria com a ONU Mulheres, que capacitará 1.300 mulheres em situação de vulnerabilidade em 10 capitais brasileiras.

De acordo com estudo da Consultoria Legislativa do Senado (2024), 97% das mulheres brasileiras têm medo de sofrer violência durante deslocamentos, incluindo o transporte público. O levantamento aponta ainda que uma mulher sofre assédio a cada 1,5 segundo no país, reforçando a relevância de iniciativas como o Abrigo Amigo.

Sobre a Claro

A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da marca Claro empresas, lidera também o segmento de serviços empresariais, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede 5G da Claro é a mais veloz do Brasil e oferece a melhor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

Sobre a Eletromidia

A Eletromidia alcança mensalmente cerca de 60 milhões de pessoas através de mais de 90 mil pontos de contato, dos quais 70 mil são ativos digitais – o maior inventário digital do país. Levamos conteúdo, serviços e experiências com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade por meio da transformação das cidades. Somos a única companhia do setor com atuação em seis verticais do out-of-home – ruas, edifícios, shoppings, aeroportos, transportes e, mais recentemente, graças à parceria com a Azul Linhas Aéreas, mídia de bordo – presente nos 11 maiores mercados do Brasil. Somos uma empresa do Grupo Globo, ampliando nossa capacidade de inovar e transformar o ecossistema publicitário.

Sobre a BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, a BRT Sorocaba é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas CS Brasil e a Terra Transportes e Participações S.A (Grupo MobiBrasil), ambas organizações com sólida experiência e reputação no setor de transportes. Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte urbano de Sorocaba, município do interior de São Paulo. Sua estrutura é composta por um Centro de Controle Operacional (CCO), dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), sete corredores estruturais (Centro, Sul, Leste, Oeste, Américo, General Osório e Binário), três terminais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga), 23 estações, 128 pontos de parada e uma frota de 120 ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB. Além disso, o sistema se destaca pelo alto nível tecnológico com mais de 1415 câmeras de segurança, 610 computadores embarcados, 442 telas e displays de LED, 412 antenas, 374 dispositivos de bilhetagem, 42 servidores e mais de 110 km de fibra ótica. Saiba mais no portal BRT Sorocaba e @brtsorocaba nas redes sociais.

Autora:

Erika Figueiredo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio