A Clínica Desapega é referência na desintoxicação de pessoas com vícios estranhos. Familiares internam entes queridos viciados em brigas em família, política, uso prolongado de celular no único banheiro da casa, refri diet, dormir de touca, catchup na pizza, ir ao restaurante e para comer comida caseira, assinar TV a cabo e assistir só canal aberto (sempre o mesmo canal) e outras esquisitices.
Fatah Lismo está na Desapega para tratar dos vícios por fofoca e namorados tóxicos. As primeiras semanas foram mais difíceis por causa do tratamento de choque e da abstinência, mas os resultados começaram a surgir e a ansiedade diminuiu. No dia da “saidinha” para ver a família e ressocializar, Fatah Lismo usou a cabine telefônica dos Internos para tratar de um assunto delicado: internar a mãe no DGVV – Depósito de Gente com Validade Vencida, as tais de Casa de Repouso. A conversa foi interrompida após Fatah Lismo ouvir um grito seguido de forte baque.
– Mãe. Tudo bem? Mãe, responde! Alguém me ajude!
Bateu o desespero, Fatah Lismo largou o fone balançando, correu para o quarto, pegou a agenda, a carteirinha do Convênio e foi até a sala da Ana Lisa, Gerente da Clínica. Pegou o telefone e tentou insistentemente ser atendida:
– Sua ligação é muito importante para nós. Logo iremos atender – (música irritante).
– Se é importante, atende logo, pô! – gritou Fatah Lismo para ninguém.
– Disque 1 para elogios, 2 para upgrade no plano, 3 para indicar um amigo ou espere para ver se alguém resolve te atender.
Uma voz interrompeu a música irritante para dizer que ela era a 42ª na fila e depois tocou por mais 18 minutos, até anunciar a transferência para o atendente.
– Central de Negociação de Pagamentos Atrasados, bom dia!
– A única coisa atrasada é minha menstruação, idiota. Espero há mais de 40 minutos. Minha mãe teve AVC. Vai me atender?
– Calma, senhora. Vou transferir para a Emergência – (mais música chata).
Passados 20 minutos, alguém atendeu a desesperada Fatah Lismo. Ela explicou que falava com a mãe ao telefone, ela teve um AVC e necessita ambulância. De preferência UTI móvel.
– Como a senhora sabe que é um AVC?
– Temos uma conexão muito forte. Sei o que ela está sentindo antes mesmo dela sentir. Preciso de UTI móvel para remoção.
– OK. Atendemos emergências em Osasco, Capela do Socorro, Guarulhos.
– Minha mãe mora na Vila Mariana! – disse aos gritos.
– Ah! Que bom! Temos atendimento na Praça da Árvore. É pertinho. Quer aproveitar e fazer um upgrade para o Plano Superior
Master? Aproveita a promoção da Black Friday.
– Promoção de ambulância? Moça, ela teve um AVC. Rápido, por favor.
A gerente pegou só o final da conversa, tentou acalmar Fatah Lismo, mas teve de ouvir todo o desenrolar dos acontecimentos e esperar ela pedir Uber Black para encontrar a mãe no hospital. Assim que conseguiu falar, Ana Lisa perguntou:
– Quem é Ema Thomas?
– É minha mãe. Vive caindo por causa de AVC. Por quê?
– Fui recolocar o telefone no gancho, ela estava na linha e não parava de falar.
– Ela teve um AVC e caiu no chão. Já chamei a UTI móvel do Convênio.
– Ela parecia normal para mim. E estava muito feliz.
Confusa, Fatah Lismo teve crise nervosa, foi atendida pelo médico da Clínica e levada para o mesmo hospital para onde a mãe iria. Ana Lisa foi em seguida. Dias depois, Fatah Lismo despertou e viu Ana Lisa na poltrona ao lado do leito. Não sabe onde está, nem como ou quando chegou lá. A gerente não tem boas notícias.
– Cadê a Ema Thomas?
– Foz do Iguaçu, numa excursão do Clube da Terceira Idade.
– Clube da Terceira Idade? Minha mãe? E o AVC?
– Era só prisão de ventre. Teve contração, gemeu, soltou um pum de arrasar o quarteirão e a dor desapareceu. Você ficou ansiosa à toa.
– Onde estou? O que faço aqui?
– Você teve crise nervosa, desmaiou e a trouxemos para o Pronto Socorro.
– Poxa, sinto a perna formigando, mas não consigo coçar.
– Eles confundiram os prontuários e amputaram seu braço por engano. É irreversível. Convênio barato dá nisso! A boa notícia é que você
não pagará pela cirurgia. Só pela UTI móvel.
Fatah Lismo desmaiou ao saber do braço. Quando Ema Thomas retornou de Foz do Iguaçu, foi até a Clínica Desapega. Disse que a mãe faleceu há anos, ela endoidou e se entregou ao vício: fofoca, namorados tóxicos, Tubaína sem gelo, Caldo de Cana com adoçante etc. É confusa, telefona para nomes da agenda da mãe e diz coisas escabrosas. Uma estória pior do que a outra.
– Como podemos ajudá-la?
– Transferindo para a Ala dos Sociopatas. É o único jeito do Convênio parar de cobrar as despesas.
– Tem outra opção. Pediram indicação de alguém para a vaga de Assessor Parlamentar em Brasília. Não paga muito, mas tem
verba de propina, Convênio Médico e cai como uma luva para a doidice dela. Só não garanto Caldo de Cana com adoçante!


Não basta ter vício, deve ser vício estranho!
Criativo como sempre, parabéns!
É isso aí. Nada de rotina. KKK. Obrigado, Ita.