Na manhã desta terça-feira (30/09), o Presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina (Sindaf-SC), Sandro Medeiros Alves, recebeu em Florianópolis dois avaliadores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – edição 2025, uma realização da FEBRAFITE (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT66), vinculado ao Confaz, entre outros parceiros institucionais.
O encontro decorreu da inscrição do Sindaf-SC nesta edição da premiação com a campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas? Tudo!”.
Estiveram presentes Jair Antonio Schmitt, Auditor Fiscal da Receita Estadual e coordenador do grupo de avaliadores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal em Santa Catarina, indicado pela diretoria da AFFESC (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina), e Cristine Reinbrecht, representante da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina, vinculada à Delegacia da Receita Federal de Florianópolis, com abrangência em 92 municípios e na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina). Jair também é Presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal promove a Educação Fiscal, a correta aplicação dos recursos públicos e a importância da participação cidadã no controle social, estimulando práticas educativas e transformadoras com impacto direto na sociedade.
“Para nós do Sindaf-SC é uma honra estar entre os inscritos de uma premiação tão relevante e inspiradora, que valoriza projetos de impacto social e educativo. Independentemente do resultado, já nos consideramos vitoriosos pela recepção calorosa dos avaliadores e pela sinalização positiva de apoio à nossa campanha por parte da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina”, destacou Sandro Medeiros Alves, Presidente do Sindaf-SC.
Sobre a campanha:
Idealizada por Auditores Estaduais de Finanças Públicas, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento dos recursos estaduais. Com uma abordagem pedagógica e comunicativa, traduz conceitos técnicos em linguagem clara e acessível, mostrando que o dinheiro público vai além dos números: ele impacta diretamente a vida das pessoas.
Desenvolvida em diversas frentes, incluindo ações institucionais, educativas e de mobilização social, a iniciativa já conquistou destaque em Santa Catarina e recebeu apoio de órgãos como a Secretaria de Estado da Fazenda, o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa, o Conselho Regional de Contabilidade, a FECONTESC e, após o encontro desta terça-feira (30), a Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina.
Além disso, a campanha vem ganhando repercussão na mídia e reconhecimento como uma ação inspiradora de mobilização cidadã. “Mais do que uma campanha de comunicação, trata-se de um movimento educativo: uma convocação pública à consciência fiscal, à responsabilidade compartilhada e à valorização do bem comum”, finaliza Sandro.