20.6 C
São Paulo
quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Busca por saúde emocional cria tendência de moradia entre os brasileiros

Pesquisas revelam que moradias próximas a áreas verdes podem amenizar sintomas de ansiedade

No contexto do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental, ganha destaque um dado alarmante: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Essa posição é sustentada pelos mais de 18 milhões de brasileiros que sofrem com transtornos de ansiedade, representando cerca de 9,3% da população. O número alarmante comunica uma parcela da sociedade que é profundamente afetada por suas questões emocionais.

A mitigação deste sintoma pode estar na moradia e isto já parece ser um ponto de consenso entre a academia e sociedade. Um artigo publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo, de pesquisadores da Universidade de São Paulo, revela que observar a natureza pode aumentar o bem-estar das pessoas. Já uma pesquisa realizada pela Brain e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias revelou que 80% dos entrevistados consideram o acesso a uma área verde um fator determinante na busca por um imóvel.

Encontro das Águas, da Legado Inteligência Divulgação

“Hoje as pessoas não buscam só metragem e localização. Elas querem ambientes que ofereçam bem-estar. O estresse e a ansiedade fazem o futuro morador valorizar mais o silêncio, áreas verdes, contato com a natureza e espaços que transmitam segurança e aconchego”, explica Ronaldo Dantas, CEO do Grupo My Broker e especialista imobiliário, a sociedade ansiosa tende a preferir imóveis que transmitam a sensação de ser um refúgio da vida frenética e cotidiana.

Ele explica que estão em alta os  condomínios com áreas de lazer integradas à natureza, que oferecem espaços para práticas como yoga, meditação ou caminhada, academias bem equipadas, piscinas, saunas e espaços gourmet para reunir amigos. Aplicamos esse conceito seja com jardins, hortas ou vista para áreas verdes. “Além disso, layouts funcionais e iluminação natural são muito valorizados, porque o bem-estar começa dentro de casa”, pontua Ronaldo Dantas.

Um exemplo de projeto que se destacou em Goiás foi o condomínio de chácaras Encontro das Águas. Desenhado para ser um convite à desaceleração, cercado por um cenário natural único, onde os rios Corumbá e Capivari se encontram, e já teve duas etapas comercializadas em tempo recorde.

O condomínio de chácaras fica localizado a apenas 10 minutos de Abadiânia, e vem atraindo compradores de Goiânia, Brasília e Anápolis, que desejam ter uma casa de segunda moradia como refúgio e descanso. Anteriormente, o espaço onde está sendo desenvolvido o empreendimento era uma fazenda particular, mas se tornará destino para 380 famílias com 300 mil metros quadrados de área verde

“As áreas comuns priorizam o contato com a natureza, com trilhas, decks e espaços de contemplação. As piscinas têm borda infinita para valorizar a paisagem, e há áreas exclusivas para atividades físicas e relaxamento, como spa e espaço zen. O projeto também se preocupa com o silêncio e privacidade, criando uma atmosfera onde o morador realmente consegue se desligar da rotina”, pontua Ronaldo.

O Encontro das Águas está em obras, com entrega prevista para junho de 2026. No empreendimento, haverão 380 lotes de 1006 a 4763 m². As unidades lançadas na primeira e segunda etapa totalizam 290 lotes, e já foram 100% vendidos.

Autora:

Eduarda Leite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio