Nova certificação traz transparência, governança e controle dos riscos, acompanhando o crescimento do mercado global de inteligência artificial, que devem movimentar cerca de US$ 190 bilhões até o final de 2025
São Paulo, setembro de 2025 – O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), está apto para auditar a certificação ISO/IEC 42001:2023, voltada para sistemas de gestão de Inteligência Artificial (IA). A norma contribui para práticas éticas, reduz riscos legais e aumenta a transparência no desenvolvimento e aplicação da tecnologia em ambientes corporativos. Com o mercado global de IA em rápida expansão, a expectativa é que o setor movimente mais de US$ 190 bilhões até o final de 2025, a certificação é estratégica e está alinhada aos avanços regulatórios e à crescente adoção da tecnologia. Estudos indicam que organizações com padrões certificados podem reduzir em até 70% os riscos associados à IA, além de fortalecer a confiabilidade e o controle das soluções implementadas.
“À medida que o Brasil avança na discussão sobre regulamentação de Inteligência Artificial, empresas certificadas podem obter vantagem competitiva significativa, demonstrando compromisso com boas práticas e inovação responsável. O objetivo da auditoria não é apenas avaliar o algoritmo, mas sim todo o sistema de gestão por trás da IA. Isso permite uma interação mais ética, transparente, de maior credibilidade, rastreabilidade e confiança no uso da tecnologia e, principalmente, protege as empresas e os usuários finais de possíveis riscos”, explica Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Sustentabilidade do Bureau Veritas no Brasil.
A ISO/IEC 42001:2023 é a primeira norma internacional voltada exclusivamente para sistemas de gestão de Inteligência Artificial. A certificação é aplicável a organizações de todos os portes e setores que desenvolvam, utilizem ou forneçam produtos e serviços baseados em IA, desde pequenas empresas que operam com chatbots até grandes corporações que integram a tecnologia em processos complexos.
O processo de auditoria, conduzido de forma remota, avalia mais de 40 requisitos técnicos, abrangendo governança, gestão de riscos e impactos, explicabilidade dos algoritmos, segurança da informação, qualidade e integridade dos dados, conformidade ética e legal, bem como mecanismos de monitoramento e melhoria contínua. Os certificados possuem validade de três anos e, após esse período, é necessário que a empresa realize um novo clico de certificação. Além da certificação, o Bureau Veritas oferece programas de capacitação para organizações e profissionais interessados em implementar Sistemas de Gestão de IA proporcionando conhecimento técnico especializado.
Sobre o Grupo Bureau Veritas
Com receita global anual de 6,24 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 84 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo mais de 6 mil profissionais somente no Brasil. O Bureau Veritas atua com foco na excelência e sustentabilidade dos clientes, oferecendo um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.
Autora:
Cristina Fernandes