O Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) elegeu ontem, terça-feira (30), sua nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, em um contexto de refundação da entidade e crises institucionais. Na disputa pela presidência, Arlyson Gomes foi eleito presidente com 119 votos (71,69%), enquanto Vandeuarley recebeu 49 votos (29,52%), e foram registrados 6 votos em branco (3,61%). Com esse resultado, a Chapa AVANTECNAB, liderada por Arlyson Gomes Santos, assume a direção da associação pelos próximos quatro anos, com direito a uma reeleição consecutiva.
A nova Diretoria Executiva será composta por Arlyson Gomes Santos – Presidente, Sérgio Herberto Sales da Cunha Mello – Vice-Presidente, Jarbas Alves de Carvalho e Silva – Secretário-Geral, Admilton Ribeiro Lima – Tesoureiro.
Na disputa para o Conselho Fiscal, os candidatos mais votados foram:
- Erica Collares Arantes Dalchiele – 66 votos (39,76%)
- Zelani Paulino dos Santos – 33 votos (19,88%)
- Patrícia Kelly Ferreira Cavalcanti – 31 votos (18,67%)
- Douglas Marcelo de Morais – 15 votos (9,04%)
- Jackso Sousa Alves – 12 votos (7,23%)
- Jane Regina da Silva de Maria – suplente, 6 votos (3,61%)
- Votos em branco/nulos – 3 votos (1,81%)
Foram eleitos para o Conselho Fiscal Erica Collares Arantes Dalchiele, Zelani Paulino dos Santos, Patrícia Kelly Ferreira Cavalcanti, Douglas Marcelo de Morais, Jackso Sousa Alves, com Jane Regina da Silva de Maria como suplente. O Conselho Fiscal terá mandato de quatro anos, acompanhando e fiscalizando a gestão administrativa e financeira da entidade.
Arlyson já havia sido eleito presidente da associação em 10 de dezembro de 2024, com 65,08% dos votos entre 219 delegados. No entanto, em 24 de julho de 2025, a Assembleia Geral não reconheceu aquela eleição, que perdeu validade jurídica após a baixa do antigo CNPJ da entidade, mantendo-o como presidente interino até a realização do novo processo eleitoral.
A entidade foi anteriormente denominada Comitê Independente de Apoio às Artes do Brasil (CIAB), que foi oficialmente extinto em 8 de novembro de 2021, por liquidação voluntária, dando início ao processo de refundação.
Natural de Bragança (PA), Arlyson Gomes nasceu em 9 de agosto de 2003. Concluiu o ensino médio na escola particular Breves Educacional em 2021, formou-se em Assistente de Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e atua na licenciatura em artes, além de desenvolver trabalhos na área de jornalismo.
Católico apostólico romano, Arlyson também atua como jornalista, escritor, diretor de arte, diretor de cinema, pesquisador e crítico de arte brasileiro.