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quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Samsung, Apple, Electrolux: ranking revela quais marcas já estão “na mira” dos consumidores para a próxima Black Friday

Dados são do novo estudo da Locaweb, que analisou as expectativas dos brasileiros para a data — bem como o impacto da credibilidade digital das empresas

Mesmo faltando alguns meses para a Black Friday 2025, os consumidores já começaram a acompanhar de perto os produtos, preços e promoções das marcas. Uma pesquisa da Locaweb, realizada com centenas de brasileiros de todas as regiões, revela que a Samsung, Apple e Electrolux estão entre as mais monitoradas pelos entrevistados, que anteciparam: esperam transparência e clareza no discurso das empresas.

Após os resultados expressivos da edição de 2024, que arrecadou R$ 9,3 bilhões segundo o painel Hora a Hora (dados da Confi. Neotrust), o entusiasmo dos consumidores segue em alta. Para 8 em cada 10 respondentes, o objetivo principal será garantir produtos já desejados com preços reduzidos, enquanto 62% planejam descobrir novos itens e serviços em promoção — seja no dia oficial ou durante o período de “esquenta”.

Além da busca por valores vantajosos, muitas pessoas ainda querem aproveitar a chegada da data para investir em experiências exclusivas (26%), como pré-vendas e acesso antecipado a eventos, e acompanhar as novidades e tendências do mercado (34%).

Principais conclusões:

  • Site próprio é o principal critério de credibilidade de uma marca no ambiente online;
  • 79% dos entrevistados querem aproveitar a Black Friday para comprar produtos já desejados;
  • Já 6 em cada 10 também querem descobrir novos itens e serviços em promoção;
  • Samsung, Apple e Electrolux são as marcas mais monitoradas pelo público.

Afinal, quais marcas já estão no radar dos consumidores?

De forma geral, o levantamento constatou que grande parte dos consumidores não só estão com altas expectativas para a Black Friday, como já têm conferido de perto os anúncios e promoções antecipadas das marcas.

Depois das tantas ofertas que marcaram a Black Friday de 2024, muitos brasileiros afirmaram que pretendem ir novamente às compras em novembro. A maioria dos entrevistados, por exemplo, disseram que querem aproveitar os valores promocionais para garantir produtos já desejados (79%), enquanto outros desejam descobrir novos itens e serviços em promoção (62%).

Há ainda aqueles que pretendem, na verdade, ir atrás de experiências exclusivas durante o evento (26%) — como conteúdos especiais, acesso antecipado a promoções e pré-vendas —, além de acompanhar as tendências do mercado nessa época do ano (34%), seja para estar mais “antenado” ou testar ideias para um futuro negócio.

Por falar em negócios, engana-se quem pensa que as pessoas aguardarão até novembro para irem oficialmente às compras, sobretudo quando os meses que antecedem a Black Friday vêm se convertendo em opções vantajosas para o público.

Isso porque, de acordo com o estudo, o que não faltam são marcas já no radar dos respondentes, que têm monitorado produtos e preços nos sites de ao menos três empresas: Samsung, Apple e Electrolux — as mais populares entre os consumidores, ao lado da Nike e Adidas.

Do site próprio ao tom do discurso: o que os consumidores esperam das marcas

Além dos preços atrativos, os brasileiros ouvidos pela Locaweb se mostraram bastante atentos à forma como, nos próximos meses, as marcas se comunicarão e estruturarão sua presença digital.

Quando o assunto é o discurso dos negócios, por exemplo, o levantamento mostra que a transparência sobre preços e condições de compra será o principal fator de confiança para 86% dos entrevistados, seguida de clareza nas informações (65%) e certa antecipação nos avisos sobre promoções e prazos (37%).

Mais até do que os comentários em sites de avaliação (58%) e a presença das marcas nas redes sociais (43%), os entrevistados também afirmaram que, durante a próxima Black Friday, darão atenção especial ao site próprio das empresas (64%) — considerado, entre eles, o maior critério de credibilidade de um negócio, sobretudo endereços digitais bem estruturados e com domínio próprio.

De toda maneira, vale destacar que a mera existência do site, por si só, não será suficiente durante a época de ofertas. Para garantir uma boa jornada de compra, os respondentes apontaram como essenciais uma navegação fácil e intuitiva (67%), certa segurança no tratamento dos dados pessoais, validada por selos e certificados SSL (66%), e o desempenho estável da plataforma (57%), evitando lentidão nos momentos de maior movimento.

“Os dados da pesquisa destacam como, de forma geral, os consumidores estão cada vez mais criteriosos”, comenta Pedro Braga, Diretor de Tech/SaaS da empresa. “Um site oficial bem estruturado, seguro e fácil de navegar, com um domínio próprio, além de ter um email profissional para passar segurança para os clientes, funciona como um verdadeiro cartão de visitas da marca e pode ser decisivo na escolha de fechar negócio durante a Black Friday. Quem negligencia a presença digital, por outro lado, corre o risco de perder a credibilidade mesmo oferecendo boas promoções.”

Metodologia

Para entender as expectativas dos consumidores para a Black Friday, ao longo dos últimos dias, a Locaweb ouviu 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 5 questões, que abordaram a experiência dos brasileiros durante o “esquenta” Black Friday, o que eles esperam das marcas e quais delas já estão sendo monitoradas pelo público nos meses que antecedem a data. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

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