29.1 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Quando se encontra um mestre

Frequento, aos sábados, uma feira sensacional na praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, capital. Lá, as barracas vendem de tudo: artesanato, antiguidades, e há também uma praça de alimentação. No entorno dessa praça, existem bons restaurantes onde se pode degustar comida típica japonesa, apreciar as delícias da boa comida mineira e, como não poderia faltar, saborear a comida baiana com seu representante-mor – o acarajé.

Mas, puxando a sardinha para o meu lado, porque sou escritor e vendo meus livros por lá. Sim, meu lugar preferido nesta praça é este espaço singular – o espaço Alberico. Ele é um mestre baiano, escritor renomado e de uma generosidade ímpar, só encontrada em seres humanos de espírito extremamente evoluídos, e ele já escreveu inúmeros livros. Um mestre intelectual rico em sabedoria, sem perder a humildade – socializa com todos que frequentam seu espaço, que abriga tesouros da literatura: poesias, contos, romances, crônicas, obras raras e muito mais. Sim, lá é um verdadeiro mix de livraria, café e outras delícias.

Talvez um dia eu consiga escrever como ele. Já li dois de seus livros, ambos escritos com maestria. Maestria só possível para quem tem anos de experiência, como ele. Não vou dar spoiler de nenhum, porque são vários. Só indo lá para conferir. Leitor, vale a pena passar um sábado na praça! Vale a pena conhecer o espaço cultural do Alberico!

Só para se ter uma ideia, ao entrar nesse maravilhoso espaço, o leitor verá um busto de Machado de Assis, uma indicação da diversidade e do compromisso com a literatura que ali se encontra. Daí em diante, é só adentrar e explorar as prateleiras ricas em diversidade literária.

Nesse espaço, é possível tomar um café e saborear algumas delícias. Não vou enumerá-las por não conhecer o cardápio completo, mas tudo é servido por um time simpático: o Mori, o Artur ou pela dona Maria, que prefere ser chamada de “Mary”. Uma equipe humilde e cheia de simpatia.

Também é possível pedir ao Artur para buscar no computador o que se procura, agilizando o atendimento. Vez ou outra, acontecem shows musicais singulares no local. Leitor, você vai se encantar com o acervo do espaço. E, ainda por cima, do lado de fora há mesas para quem quiser folhear um livro ou simplesmente sentar-se com amigos e jogar conversa fora.

É, para mim, o cantinho mais charmoso da praça, com cadeiras e mesas para todos. E é neste espaço descontraído que o mestre apresenta e autografa seus livros. Ao adquiri-los, caro leitor, você pode ouvir as histórias incríveis que ele, com alegria, conta ao colocar suas obras na mesa de quem se interessar.

Imagine quantas histórias esse baiano, escritor, professor de literatura que já morou no exterior, caro leitor, tem para contar. Mestre Alberico – um banho de cultura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Um “filosofo” na praça

O pesadelo da imunidade parlamentar

O sítio mal-assombrado

O tempo nos espelhos

Conversa de bar…

Patrocínio