Introdução
O trabalho pedagógico é o processo que contribui socialmente em diversos âmbitos. Inicialmente a formação do pedagogo tinha como direcionamento a base da educação infantil (docência de 1° à 5° ano do ensino fundamental) tendo a possibilidade de atuar na supervisão, administração e orientação educacional, ou seja, atuação em ambiente escolar, contudo, o ambiente de trabalho não está apenas na Escola. A atuação de Pedagogos em ambientes não-escolares é uma pauta importante a direcionar, seus conhecimentos o levam à uma competência educacional que pode ser trabalhada em Hospitais, empresas, instituições, agroeconomia, área jurídica, o que compreende diversos setores sociais.
De acordo com Montaño(2002) o Primeiro setor é o Estado, ele cumpre a função administrativa dos bens públicos, o Segundo setor é o Mercado, atua na esfera privada, e o Terceiro setor é a sociedade civil, atua na esfera pública, contudo não é estatal. O Trabalho em destaque aqui mencionado, é o do Primeiro setor, que pertence ao Estado, em específico o Tribunal de Justiça.
Dessa forma, este artigo tem por objetivo Analisar como se desenvolve o trabalho pedagógico na 1° Vara da Infância e Juventude exercido no Tribunal de Justiça. Faremos isso com base em pesquisa Bibliográfica, que de acordo com Severino (2007) é um: ” […] registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc.”, destes são utilizados dados e informações de cunho teórico que foi trabalhado por outros pesquisadores. Além de pesquisas documentais, que são documentos sem cunho cientifico como revistas, jornais, leis, entre outros, e também uma palestra ocorrida no dia 08 de maio de 2023, na Universidade federal do Pará.
Autora:
Rayssa Maria Borges de Souza
Download:
