14.8 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Mariana Ianelli lança Todos os dias desde um sonho, antologia que reúne 25 anos de poesia

Autora reafirma a força de sua poesia como espaço de atravessamento entre escuridão e claridade, entre a memória e a reinvenção do presente

A poeta paulista Mariana Ianelli lança Todos os dias desde um sonho, uma antologia que atravessa sua trajetória literária de 1999 a 2024. Lançamento da Maralto Edições, o volume reúne poemas selecionados de doze livros, além de textos inéditos.

Com temas que vão da vida e da morte ao amor e à condição humana, sua obra dialoga tanto com referências da tradição literária quanto com elementos cotidianos, sempre marcados por uma linguagem de forte densidade poética.

Todos os dias desde um sonho revisita poemas reescritos pela autora e incorpora uma seleção mais ampla a partir de Canções meninas (2019) — livro que celebrou a chegada de sua filha e inaugurou uma fase luminosa em sua escrita. Também integra o volume, na íntegra, o poema-livro América – um poema de amor (2021).

 “Nascer como mãe me arejou a poesia”, reflete Ianelli. “Trouxe frescor, alegria e um colorido inédito para o verso, passei a escrever ‘você’ em vez de ‘tu’, um você com calor, proximidade, amor de pele, amor de bicho, e algumas metáforas colhidas dessa criança, o olhar dela me ensinando a ver melhor, como no poema ‘O guardador de rebanhos’, do Alberto Caeiro: ‘a direção do meu olhar é o seu dedo apontando’.”

Entre os fios condutores da obra está a noite, que aparece em diferentes registros: como atmosfera e sombra, como experiência erótica e também como escuridão cósmica, espaço de travessia e desconhecimento. A esse universo se contrapõe a claridade, presente sobretudo em Canções meninas, em que se revelam alegria, cumplicidade com a infância e frescor do olhar.

O diálogo com personagens bíblicas e a paixão pela poesia de Leonard Cohen também atravessam o livro, bem como a herança literária de Cecília Meireles, referência formadora desde a juventude da autora. “Há poetas que são da nossa família espiritual, e Cecília é para mim uma delas”, comenta Ianelli. “A constante noção de transitoriedade das coisas, o olhar amoroso para vivos e mortos, esse sentimento de ser estrangeiro não só no mundo, mas na vida, que era como Hilda Hilst se sentia também, ‘entre dois mundos’. Cecília tem um verso memorável para isso: ‘tudo no mundo é duplo: visível e invisível’. Também busco e encontro esse duplo das coisas na poesia, como uma secreta verdade.”

A seção final do livro reúne poemas inéditos, entre eles dois textos longos — um de despedida e outro de celebração —, além de séries eróticas e fragmentárias que a autora denomina “Caderno de noites”. Essa última parte sugere um ponto de virada: um gesto de fechamento, mas também de abertura para novas formas de escrita, talvez em direção ao ensaio.

Com Todos os dias desde um sonho, Mariana Ianelli reafirma a força de sua poesia como espaço de atravessamento entre escuridão e claridade, entre a memória e a reinvenção do presente, num percurso de 25 anos em que a palavra segue sendo, nas palavras da autora, “um instante atravessado na velocidade da luz”.

O livro está à venda na loja virtual da Maralto Edições e em livrarias parceiras. Também integra o Programa de Formação Leitora Maralto, uma iniciativa voltada para escolas de todo o país.

Sobre a autora

Mariana Ianelli (São Paulo, 1979) é poeta, cronista, ensaísta e crítica literária. Jornalista e mestre em Literatura e Crítica Literária, estreou em 1999 com Trajetória de antes e desde então construiu uma obra que reúne poesia, crônica, literatura infantil e, mais recentemente, ficção.

Na poesia, seus 25 anos de produção estão representados nas antologias Manuscrito do fogo (2019) e Todos os dias desde um sonho (2024), além de livros como Vida dupla (2022) e Horas de Etty (2023). É autora também de cinco livros de crônicas, entre eles Dia de amar a casa (Prêmio Minuano de Literatura, 2021), e foi cinco vezes finalista do Prêmio Jabuti na categoria Poesia.

Na literatura infantil, estreou em 2018 com Bichos da noite (Maralto), ilustrado por Odilon Moraes e incluído entre os melhores do ano, e publicou outros quatro títulos para o público infantojuvenil. Em 2024, lançou sua primeira obra de ficção, a novela A infância de Joana (Maralto).

Arquivo pessoal Mariana Ianelli

Todos os dias desde um sonho

Autora: Mariana Ianelli

Editora: Maralto Edições

Posfácio: André Seffrin

Projeto gráfico: Cristina Gu

Capa: Carolina Krieger

Páginas: 165

Preço: R$ 59,90

Vendas: loja.maralto.com.br e livrarias parceiras

Lançamento

Dia: 23 de setembro, terça-feira, às 18h

Onde: Livraria Martins Fontes

Endereço: Avenida Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo

Autora:

Iara Filardi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio