O grupo ganhador é composto de pessoas do Brasil e Colômbia e de diferentes idades
O curta-metragem “Noah” foi eleito o Melhor Filme, pelo Júri Oficial, do Projeto Rally Panvision – edição Floripa 2025 durante a Cerimônia de Premiação do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, no Cine Show do Beiramar Shopping, na noite de quarta-feira (10). A obra foi produzida durante a imersão de 100 horas e teve como tema “Hay que caminar liviano de equipaje”, temática desta edição da Maratona Cinematográfica.
Os cinco curtas produzidos no Projeto Rally Panvision – edição Floripa 2025 foram exibidos na Noite de Encerramento do Festival: À Meia Noite (Grupo 1); Sara (Grupo 2); Noah (Grupo 3); Vestido de Vocês (Grupo 4); e Albor (Grupo 5). As equipes tiveram o acompanhamento do mentor Iván Molina e dos tutores Joyce Prado, Ricardo Kenski e Spike Luu.
O corpo de jurados, formado por Leo Russo, Ivania Molina Agudo e Rastricinha Dornelles concedeu o Troféu Rally Panvision de Melhor Filme para o filme “Noah”, do Grupo 3, composto por: Alessandra Gomes Da Silva, Jannier Hurtado Gomez, Welington Hors, Denizeli Cardoso, Ana Priscila Cayres de Oliveira e Pedro Schneider. E a equipe vencedora também levou o Prêmio Apoiador das empresas Plural Tec e Transforma.
No discurso a equipe agradeceu aos mentores, tutor, equipe do Projeto Rally Panvision – edição Floripa 2025 e ao Festival. “É uma experiência que vou levar para toda a minha vida. Eu estou muito feliz. Foi um trabalho árduo, foi um trabalho que sem essa equipe maravilhosa não teria acontecido. Todos tiveram papéis essenciais não só na produção do filme, mas no apoio”, disse a diretora Alessandra Gomes emocionada. O ator Welington Hors destacou: “Não é fácil produzir um filme em 100 horas. Fazer cinema com investimento já é um desafio, imagina. Mas, como todo mundo fala, é coletivo, e no coletivo funciona”.
A produtora Denizeli Cardoso, de 60 anos, falou sobre a questão da representatividade de pessoas pretas em cargos de liderança no filme: “São mulheres negras na função direção, produção, e um diretor de fotografia negro. Todos latinos aqui. No Brasil é muito difícil ter em cargos assim pessoas negras. Então me toca muito essa oportunidade que o Rally dá e tem toda essa consciência que pode unir essa diversidade aqui junto”. O responsável pelo som Pedro Schneider enfatizou as conexões que fez durante a imersão que contou com participantes de oito países diferentes: “São pessoas e amizades que eu pretendo muito levar para minha vida. Então o Rally é muito além de fazer um filme, uma competição. Para mim foi muito sobre isso, esse ambiente imersivo onde a gente conheceu pessoas da América Latina toda. Foi muito importante para mim”.
O colombiano Jannier Hurtado Gomez, diretor de fotografia, veio ao Brasil pela primeira vez só para participar da maratona cinematográfica. “Com a arte que fazemos, com os filmes que fazemos, temos que inspirar outras pessoas. Precisamos de mais gente que contem com outro olhar, que contem outras histórias que o mundo merece conhecer”, diz. A equipe conta que no começo o idioma dificultou um pouco a comunicação, mas que foram desenvolvendo maneiras de se entender de uma forma muito genuína. “Você aprende a falar uma língua do nada, porque é muito imersivo”, diz Welington .
Confira todas as informações no site www.famdetodos e nas redes sociais @famdetodos.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades. O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Autoria:
Panvision

