Produtores utilizaram fixador foliar de nitrogênio BlueN®, da Stoller, em diversas propriedades e regiões, e conquistaram incremento produtivo de até 12 sacas por hectare
Setembro de 2025 – Os produtores de milho e soja, cada vez mais, utilizam ferramentas tecnológicas disponíveis para incrementar a produtividade. Entre elas, o uso de bioinsumos. Em um dos maiores desafios para os agricultores, que é a disponibilidade de nitrogênio durante todo o ciclo das culturas, fixadores biológicos ajudam na eficiência do uso dos nutrientes, promovendo sanidade e aumento no rendimento das plantas. No Paraná e em Santa Catarina, diversos produtores utilizaram BlueN®, fixador biológico de Nitrogênio da Stoller, marca da Corteva Biologicals, e conquistaram aumento na produtividade em até 12 sacas por hectare (sc/ha) no milho e 4,9 scs/ha na oleaginosa.
“As soluções biológicas vieram para ficar no campo, pois aumentam a produtividade da lavoura, com ganhos sustentáveis. Trata-se de um mercado que movimentará US$ 45 bilhões até 2032, segundo a CropLife Brasil – quase o triplo do atual, e um crescimento anual entre 13% e 14%. Os produtores estão, cada vez mais, descobrindo as potencialidades e benefícios que soluções, como BlueN® , da Stoller, podem trazer à sua lavoura, especialmente quando utilizados de forma integrada junto a outras práticas de manejo”, destaca Mateus Picoli, Líder de Agronomia para o Brasil e Paraguai na Stoller, marca da Corteva Biologicals.
Produtores do Paraná e Santa Catarina aumentam produtividade com biológico
Diversos produtores do Paraná e Santa Catarina conquistaram alto teto produtivo com o uso de BlueN®. No Paraná, César Augusto Reis Camargo, de Honório Serpa (PR), conquistou aumento de 13,6 sc/ha com o uso de BlueN® no milho. “Devido aos altos custos fixos da lavoura, devemos focar em altas produtividades por ha. E foi isso que tivemos quando a Stoller nos apresentou o BlueN®. Tivemos um retorno quatro vezes superior ao investimento no produto. Fiquei muito contente com o resultado”, destaca. A propriedade conseguiu obter 271,4 sc/ha com o uso da ferramenta biológica.
“O produto tem fundamento, utilizamos e vimos muito resultado, passamos a utilizar em toda a área. Conseguimos um acréscimo de 12 sc/ha, chegando a 131 sc/ha com o uso de BlueN® em nossa propriedade”, destaca Adilson de Carli, produtor de Ipuaçu (SC), que também identificou maior número de plantas com folhas verdes ao final de ciclo, maior porte de planta, com maior número de folhas fotosinteticamente ativas e melhor formação de espigas com maior número de grãos em sua lavoura.
Em soja, a utilização de BlueN® aumentou a produtividade de lavouras em até 4,9 sc/ha, como é o caso da Agrícola Maldaner, que conquistou 91,75 sc/ha, aumento de 4,97 sc/ha.
A alta exigência da soja por nitrogênio se deve ao fato da cultura produzir grande quantidade de massa vegetal e grãos ricos em proteínas, o que requer um volume significativo desse nutriente ao longo do ciclo. Estima-se que para cada saca de soja são necessários cinco quilos de Nitrogênio. Quando há ausência do nutriente, o que pode ocorrer por falta de manejo ou por pobreza do solo, o resultado é um desenvolvimento vegetativo deficiente, menor número de vagens, grãos menores e, consequentemente, redução significativa na produtividade. Já o milho demanda 1,2 quilos de nitrogênio por hectare e sua ausência causa redução do crescimento das plantas e do tamanho das folhas, amarelecimento das folhas, menor área foliar, fotossíntese limitada e redução do porte das espigas, diminuindo a produtividade.
Solução com bactéria inovadora fixa nitrogênio na soja e milho
A solução biológica BlueN®, da Stoller, promove maior acúmulo de nitrogênio pela planta de forma inovadora, por meio de uma bactéria presente na folha mesmo em condições nas quais a fixação tradicional é limitada. “Os benefícios promovidos pelo produto, que pode ser utilizado em soja e milho, incluem maior disponibilidade de nitrogênio, flexibilidade na aplicação, mecanismo de ação exclusivo, alta eficiência de conversão e maior sustentabilidade no fornecimento de nitrogênio para as lavouras”, observa Picoli.
Entre os diferenciais de BlueN® estão a flexibilidade de aplicação, a promoção da nutrição equilibrada e alta estabilidade em incremento de produtividade. A solução da Stoller se integra de forma eficiente ao programa de adubação do produtor, funcionando como uma fonte suplementar de nitrogênio que alia eficiência e manejo sustentável. Um dos grandes diferenciais é o fato de não deixar resíduos, eliminando restrições quanto ao uso em culturas destinadas à exportação.
Sobre a Stoller do Brasil
Com a missão de estar próxima do produtor e transformar o conhecimento em inovação frente aos desafios do campo, a Stoller, uma marca Corteva Biológicals, focada em biológicos, nutrição e fisiologia vegetal, desenvolve soluções integradas em performance de plantas e possibilita ao agricultor aproveitar ao máximo o potencial das suas lavouras, obtendo elevados níveis de produtividade e construindo uma agricultura mais eficiente.
Autor:
William Gimenes