Não há nada pior do que ter um trabalho duro para fazer e prazo curto para entregá-lo. Aí bate o desespero, a pessoa não entrega, atrasa, ou faz porcaria. Às vezes, entrega porcaria e bem depois do prazo.
Ana Tomia é conselheira amorosa. Formou-se em Psicologia e fez inúmeros cursos, inclusive escrita criativa e tecnologia. Encantou-se com literatura e Inteligência Artificial. Sua relação com Ruy não é uma maravilha. Casa de ferreiro, espeto de pau. Ele é magro, desabonitado, deficiente financeiro, ganha apenas para o sustento do casal e nada sobra. Mas sabe dançar e é ótimo cozinheiro. Ela estudou muito, mas ainda não fez fortuna. Romântica incorrigível, acha que o marido mente demais e inveja as amigas que se casaram com multimilionários.
Como Conselheira, atendia mulheres com problemas na relação, mas depois que três delas se suicidaram, decidiu redirecionar a carreira. Leu Amor em tempos de cólera, de Gabriel Garcia Marques, e teve a ideia de escrever “Amor em tempos de Inteligência Artificial”. Quer combinar as especialidades e criar um algoritmo que ajude a mulher encontrar o par ideal e identificar canalhas. Tudo a distância, nada de envolvimento pessoal. Trabalho duro e prazo curto. Ao falar com uma amiga ao telefone, Ruy comentou:
- Se você é tão boa em consertar relações, por que não conserta a sua?
- Isso é fácil. Basta trocar você por um Pet.
- Não vai achar homem melhor que eu: honesto, trabalhador, limpinho, tudo o que uma mulher necessita, além de belo e forte.
- Ah essa sua mania de mentir!
- Se não pode me apoiar quando estou mentindo, por que nos casamos?
O algoritmo ficou pronto e Ana criou perfis fake para testar com amigos: casais que se dão bem e casais com a relação abalada, inclusive ela e Ruy. O perfil fake serve como placebo para teste cego. As pessoas interagem sem saber com quem estão falando. Se 90% dos casais perfeitos derem match e os complicados identificarem os problemas, o aplicativo será validado.
No dia e hora combinados, o App foi ativado os amigos começaram o teste. Para evitar interferências, Mila, diarista de Ana e Cacau, esposa do síndico, vão monitorar o teste, uma vez que Ana e Ruy participam. O resultado será relevado em 90 dias.
Ana se surpreendeu com os recursos do App e acabou se apaixonando por um dos perfis! Sabia que o perfil fake podia ser marido de amiga e por isso tentou não se envolver demais, mas foi difícil esconder os sentimentos. Ambos pareciam super compatíveis, nada a ver com sua relação com Ruy.
Ao fim do prazo, o milionário Jonas e a esposa Sâmia, deputada federal, ofereceram a bela residência para a festa da revelação. Todos estavam ansiosos para ver o resultado, mas o que se seguiu foi uma tremenda confusão: traições, divórcios, troca de casal, gente saindo do armário etc.
- Cacau, como pude me apaixonar pelo meu marido? perguntou Ana.
- Pois é, amiga. Vocês brigam muito, mas no fundo se adoram.
- E como eu não percebi?
- Na verdade, Mila e eu mexemos uns pauzinhos. Conhecemos o grupo e sabemos o que rola. Esse povo mente muito no mundo virtual.
- O Ruy achou mesmo que somos tão compatíveis assim?
- Revelamos que seu tio morreu e deixou uma fazenda de herança. Ele mordeu a isca!
- E como eu fui me interessar por ele?
- Você notou que, pelo perfil, ele ganhou na Mega Sena. Mas o que importa é que vocês se acertaram, não é mesmo?
Ana Tomia não herdou fazenda e Ruy não ganhou na Mega Sena, mas eles se entenderam. Ela desistiu da carreira, livro, App e montou um restaurante com o marido. Jonas soube que a esposa é amante de um Senador e os dois estão na CPI do INSS. Ele pediu divórcio e Sâmia dedurou à Polícia Federal que Jonas lava dinheiro para o crime. Ambos foram presos. Os casais que se separaram após o resultado do teste não brigaram com Ana Tomia. Não estava dando certo mesmo! Já os que se uniram, viraram fregueses do restaurante. Sobrou para Alcebíades, o síndico, que acabou sozinho. É que Cacau largou dele e foi morar com Mila. Deu match! Vida que segue.