13.5 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Arte de aMAR conecta escolas públicas do Rio às discussões globais da COP 30

Iniciativa mobiliza jovens para refletirem sobre a Amazônia Azul e o combate ao plástico nos oceanos

Em sintonia com as discussões globais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) que ocorrerá em Novembro,  o projeto Arte de aMAR tem mobilizado, ao longo deste ano, estudantes das escolas públicas do Rio de Janeiro em ações práticas e criativas de educação ambiental. Com o tema “Salve Amazônia Azul”, a iniciativa convida crianças e jovens a refletirem sobre a importância da imensa área marítima brasileira, riquíssima em biodiversidade e recursos naturais, e a compreenderem seu papel no combate ao plástico nos mares.

Realizado pela Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro, a iniciativa mobiliza estudantes de 27 escolas públicas do Rio de Janeiro a discutirem a respeito da problemática do plástico no mar e a preservação da biodiversidade. Assim, por meio de oficinas presenciais, dinâmicas interativas e materiais audiovisuais, o projeto conecta o debate internacional do COP 30 à realidade local. A ação ainda conta com o apoio do time de mascotes “Turminha dos ODS”, que ajudam a traduzir conceitos sobre sustentabilidade com o auxílio de cartilhas educativas.

O projeto atende alunos da Pré-Escola, 1º ao 9º ano, EJA e Escolas Especiais das escolas públicas do Rio de Janeiro, pertencentes à 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As instituições estão localizadas em 13 bairros: Centro, Maracanã, Catete, São Conrado, Botafogo, Taquara, Curicica, Bangu, Magalhães Bastos, Deodoro, Realengo, Jardim Sulacap e Padre Miguel.

Neste mês de agosto, seis escolas já participaram do Arte de aMAR. Até o final do mês, as instituições de ensino EM Tiradentes, no Centro, e a EM Rinaldo de Lamare, em São Conrado, serão palco das atividades. Em 2025, de junho a agosto, o projeto já impactou 

2.293 crianças e jovens em 98 turmas.

Além das oficinas, o Arte de aMAR promove um Concurso Cultural de Artes Visuais, desafiando os alunos a criarem obras a partir de resíduos plásticos como tampinhas, lacres e embalagens. Os destaques do concurso serão premiados com tablets, camisetas exclusivas e terão as produções publicadas no Livro de Artes do projeto.

Como uma forma de valorizar o trabalho feito ao longo do semestre, o projeto realizará uma Exposição de Artes com as melhores obras, seguida de uma Cerimônia de Premiação. Todos os detalhes sobre inscrições, divulgação de resultados e local da premiação serão comunicados por e-mail aos professores orientadores e também pelo site oficial: www.artedeamar.org.

Em 2026, o Arte de aMAR seguirá inspirando jovens do Rio com novas ações criativas e educativas para conscientizar sobre o impacto do plástico nos oceanos.

“Chegar até aqui, impactando milhares de crianças e jovens das escolas públicas do Rio, é uma conquista que nos enche de esperança. Saber que o Arte de aMAR seguirá em 2026 é a certeza de que continuaremos semeando consciência ambiental e fortalecendo o protagonismo das novas gerações na defesa dos oceanos”, afirmam os idealizadores Maria Marques e Felipe Mattos, ressaltando que o balanço desta edição já mobilizou milhares de estudantes e que a continuidade do projeto é um compromisso com um futuro sustentável para o planeta.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Arte de aMAR é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio da Concessionária VIARIO, da Estácio, do Instituto Yduqs, da BrazilShip, da MGAS Comercializadora e do Grupo GSH.

Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:

A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.

Serviço: 

Workshops e Concurso Cultural – Projeto Arte de aMar 

Locais: 27 escolas públicas do Rio de Janeiro, pertencentes à 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Período do projeto: 30/06 até 26/11

Mais informações: www.artedeamar.org

Autora:

Laura Carvalhal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio