Ideias Brasil leva oficinas, rodas de leitura e concurso de crônicas a escolas públicas da Região Metropolitana do Rio
O Mês da Juventude, celebrado em agosto, é um período dedicado a homenagear e promover ações voltadas para a população jovem, com foco em seus direitos, participação e desenvolvimento. Uma das principais ações da programação é o lançamento do Projeto Ideias Brasil, que aposta no poder transformador da literatura para despertar o pensamento crítico entre jovens do Ensino Médio e da EJA, com idades entre 15 e 17 anos, da rede estadual de ensino da Região Metropolitana III.
A iniciativa chega às escolas com a proposta de levar a literatura aos alunos por meio de palestras, oficinas e rodas de leitura. Nesta fase inicial, a Jornada Literária Itinerante envolverá instituições de três bairros do Rio de Janeiro: Deodoro, Costa Barros e Guadalupe. Além dos encontros presenciais, os participantes também podem compartilhar ideias sobre como os livros podem inspirar transformações sociais em um espaço virtual de debates.
Como forma de os jovens ampliarem a visão sobre o impacto da leitura na sociedade, outro destaque do projeto é o Concurso Literário “Rio de Janeiro: “As palavras que transformam o futuro”, que convida os jovens a escreverem crônicas sobre a construção de um futuro melhor. Até mil estudantes poderão se inscrever. Os 50 melhores textos serão publicados na coletânea nacional “Ideias Brasil” e os três melhores textos serão premiados com vouchers para troca de livros em uma livraria parceira e um curso livre online oferecido pela Universidade Estácio de Sá (um por CPF).
Desde que foi reconhecida pela UNESCO como Capital Mundial do Livro, em abril deste ano, a cidade do Rio de Janeiro tem se firmado como um polo de incentivo à leitura e à produção literária. Apesar disso, o projeto ocorre em um momento de alerta sobre os hábitos de leitura no Brasil. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura aponta que houve uma queda de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez, a proporção de não leitores ultrapassou a de leitores.
“Mais do que incentivar a leitura, queremos despertar nos jovens o desejo de imaginar e construir um futuro melhor. Acreditamos que, quando os estudantes têm acesso à literatura e se veem representados nas histórias, passam a enxergar novas possibilidades para suas próprias trajetórias. Esse é o verdadeiro poder da palavra”, afirmam Maria Marques e Felipe Mattos, organizadores do projeto.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, o Projeto Ideias Brasil é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio do Grupo GSH e da MGAS Comercializadora, e apoio institucional da Estácio e do Instituto Yduqs.

Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:
A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.
Serviço:
Jornada Literária Itinerante do projeto Ideias Brasil
Locais: Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira – Deodoro; Colégio Estadual Guadalupe – Guadalupe; CIEP Raul Seixas – Costa Barros.
Período do projeto: Agosto a Outubro
Mais informações: https://ideiasbrasil.com/
Autora:
Laura Carvalhal