Nesta residência projetada pelas arquitetas Claudia Passarini e Vanessa Paiva, a varanda goumet funciona como uma extensão da cozinha, que é fechada pela esquadria de vidro. Conectada com a área da piscina e abraçada pelo paisagismo, ela é aproveitada, principalmente, em dias de lazer | Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura | Foto: Xavier Neto
Espaço que se molda aos sonhos dos moradores, o ambiente pode incorporar desde locais de descanso, pontos de encontro, respiros verdes e até um gourmet completo
Nos projetos residenciais, a varanda ressoa como um intervalo delicado entre o íntimo da casa e o movimento lá fora. Cada projeto carrega as características arquitetônicas, a essência de quem as habita e, para as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o ambiente “é um lugar de respiro, onde a vida desacelera e se torna mais leve. É ali que o morador pode criar experiências leves, mas cheias de significado”.
Pequena, grande, gourmet, de estar, aberta, recoberta, de casa ou apartamento: a dupla explica que, nos projetos que realizam, sempre procuram entender o que faz sentido para quem a aproveitará, o que vai muito além de estética e estilo.
A configuração da varanda depende do espaço disponível, claro, mas principalmente do desejo. Algumas se convertem em sala de estar com sofás amplos e iluminação suave; outras abrigam churrasqueiras completas com bancadas, banquetas e até televisão para dias de jogo. “O mais importante é garantir que o ambiente ‘converse’ com o imóvel, mas que também revele sua individualidade”, acrescenta Vanessa Paiva.
Aberta e fechada Nesta varanda realizada pela dupla do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, há váriasopções de lazer, como churrasqueira, fogo de chão e piscina | Foto: Carolina Mossin
Continuação da área social e do quarto, fechada por portas de correr, a extensa varanda desta casa num condomínio de São José do Rio Preto tem partes coberta e descoberta. De um lado, protegido da chuva, está a churrasqueira gourmet com bancada de apoio para servir comidas e bebidas, além da mesa para quatro lugares. Do outro lado, um pequeno living com sofá serve para os momentos de leitura ou encontros mais intimistas. Ao ar livre, a piscina com spa de hidromassagem recebe o Sol em várias horas do dia, enquanto no espaço ao fundo, ao lado da churrasqueira, as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini criaram um fogo de chão, rodeado de poltronas e perfeito para as noites com vinho.
A piscina ao ar livre conta com spa e é contornada pela natureza. O paisagismo ajuda a trazer privacidadepara a varanda neste projeto da Paiva e Passarini Arquitetura | Foto: Carolina Mossin
Extensão do living Nesta varanda com pergolado de madeira e cobertura de vidro, mais uma vez o paisagismo agregabem-estar ao morador | Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura | Fotos: Xavier Neto
Com o aspecto de uma marquise, o ripado que acoberta a varanda permite que os moradores possam desfrutar o espaço com conforto e a presença da iluminação natural. “Investimos em um décor minimalistaao eleger apenas a mesa com as quatro cadeiras“, dizem as arquitetas. Uma vez que o living está muito próximo e separado apenas pelas esquadrias de vidro, a mesa redonda é uma extensão para um chá da tarde e ocasiões mais intimistas.
Um living moderno ao ar livre Dentro dos trechos formados pela disposição da madeira, o interior é revestido por um trançado de fibrasnaturais, conforme escolheram as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini | Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura | Fotos: Xavier Neto
Para os dias quentes, mas também para o clima frio. Acessada pela área social conectada, esta varanda se tornou um living quase que privativo. No entorno da tora de madeira, que funciona como mesa de centro, e do recipiente para a lareira tradicional, moradores e convidados são inspirados a conviverem em conversas afáveis e regadas por uma bebida enquanto apreciam o paisagismo.
Com uma atmosfera dos casarões No tom terroso, a lateral de casa, onde está a varanda, incorporou a modernidade de um pergoladode estrutura metálica | Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura | Foto: Xavier Neto
“Muitos clientes nos pedem varandas que funcionem como uma segunda sala, agregando a leveza do lado externo da residência”, relata Claudia Passarini. Nesta casa, elas delinearam o projeto com ares de um antigo casarão. Os móveis talhados em madeira se completam com o piso rústico e o painel que sustenta as plantas em vasos.
Varanda para momentos de relaxamento Ao lado da poltrona suspensa com vista para a piscina, as mesinhas de apoio são eficientes para apoiar livro,celular e uma bebida | Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura | Foto: Xavier Neto
Embora as varandas estimulem o convívio, o local também tem a força de evocar a paz interior. Na marquise formada nos fundos desta residência, a cobertura inspira o estar consigo e tem o balanço como item fundamental para os momentos de relaxamento.
Varanda se tornou sala de jantar Em torno da mesa oval, banco de um lado e cadeiras do outro ajudaram a otimizar o espaçoda varanda criada pela Paiva e Passarini Arquitetura | Fotos: Xavier Neto
Em apartamentos, a transformação da varanda em sala de estar é um recurso que amplia a área social. Neste projeto, ela tornou-se um espaço para reunir a família e receber os amigos, após as arquitetas optarem pelo fechamento de vidro providencial.
Sobre o escritório Paiva e Passarini Arquitetura
A parceria entre as profissionais Claudia Passarini e Vanessa Paiva é uma prova de que a sofisticação e a técnica trazem excelentes resultados. O escritório Paiva e Passarini já assinou mais de 600 projetos em mais de 14 anos de união, tendo como pontos de destaque o atendimento aos clientes e a qualidade técnica dos projetos. A dupla imprime a sofisticação de uma maneira que atenda às necessidades reais das pessoas, engenhosamente combinando a marca Paiva e Passarini com a expectativa dos clientes para realizar sonhos.