9.4 C
São Paulo
domingo, 3 de agosto de 2025

IFMG sedia etapa Sudeste dos seminários da Rede APE sobre Acesso, Permanência e Êxito

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) sedia a etapa Sudeste do I Ciclo de Seminários da Rede APE – Acesso, Permanência e Êxito, entre os dias 9 e 10 de setembro, no campus Betim. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e executada pelo Instituto Federal Farroupilha. O encontro reunirá gestores e servidores da Rede Federal para apresentar diagnósticos, discutir experiências e iniciar a construção do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito (PNAPE). A participação pode ser presencial ou remota, com inscrições abertas a partir de 1º de agosto e prazos diferenciados por modalidade.

Para Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha, instituição executora do projeto, a participação estudantil é um dos principais diferenciais da iniciativa. “O Projeto Rede APE tem como um dos seus diferenciais a presença de estudantes da Rede Federal – eles agregam a sua formação de pesquisa essa temática, mas sobretudo trazem as suas vivências particulares, das diferentes regiões do país, sobre o acesso e a permanência estudantis para a construção dos diagnósticos e o planejamento das ações que serão implementadas”, disse ela.

Como instituição anfitriã da etapa Sudeste, o IFMG reafirma o seu compromisso com as políticas de permanência estudantil e inclusão, em sintonia com o esforço coletivo da Rede Federal para ampliar o acesso e garantir o êxito dos estudantes. Sobre essa responsabilidade, o pró-reitor de ensino do IFMG, Mário Luiz Viana Alvarenga, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações institucionais e da integração entre os institutos.

“No intuito de colaborar com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) nessa ação da SETEC, coordenada pelo Instituto Federal Farroupilha, o IFMG aceitou o desafio de sediar a versão Sudeste do I Ciclo de Seminários da Rede APE – Acesso, Permanência e Êxito, o primeiro dos cinco eventos que ocorrerão em todas as regiões do Brasil. Além do orgulho de sediar um evento de relevância nacional, a temática é muito cara ao IFMG, pois está alinhada à Política Institucional de Permanência, aprovada pela Resolução Nº 40, de 30 de novembro de 2022, cujos trabalhos das Comissões Locais e Central começaram em 2024 para a construção do Plano Institucional de Permanência, com execução prevista para o triênio 2025-2028”, afirmou Alvarenga.

O encontro é voltado para gestores(as) e servidores(as) que atuam com ações ligadas ao acesso, permanência e êxito nas instituições federais. Ao longo do evento, serão apresentados diagnósticos, compartilhadas experiências exitosas e discutidos os principais desafios enfrentados pelas instituições em diferentes regiões do país.

Um dos pilares do evento será a realização de fóruns, que serão realizados visando a colaboração dos participantes na construção do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito (PNAPE). A expectativa é que a troca de conhecimentos e as contribuições coletivas resultem em diretrizes para fortalecer a trajetória dos estudantes em todo o país.

A relevância do tema é destacada por Nilva Schroeder, que atuou na Setec entre 2011 e 2016, tendo atuado como diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica e participado dos preparativos para o seminário.

“Essa é uma iniciativa que mostra o quanto as ações voltadas à permanência e êxito e a inserção socioprofissional são fundamentais para a gente poder consolidar o processo de democratização da educação profissional e tecnológica. Sem dúvida, para que a gente possa assegurar o direito ao trabalho e à educação é preciso que as pessoas tenham condições de permanência e êxito e é isso que vai favorecer a sua inserção socioprofissional. É isso que leva ao entendimento das nossas finalidades dos Institutos Federais no Brasil todo. Essa é uma Rede que tem muita diversidade, que tem necessidades e realidades muito diferentes no Brasil afora mas que tem claramente na sua finalidade esse alcance do território e essa inclusão das pessoas. Então, pensar em permanência e êxito significa buscar a consolidação da identidade dos Institutos Federais”, concluiu Schroeder, ao destacar a importância de políticas que dialoguem com a realidade dos estudantes e fortaleçam o papel social dos IFs.

Inscrições 

A participação no seminário da Região Sudeste pode ocorrer de duas maneiras: presencialmente ou de forma remota. Para a modalidade presencial, as vagas são limitadas à capacidade do auditório, e os interessados (especialmente gestores(as) e profissionais da área de APE) devem verificar a disponibilidade de ingressos junto às suas reitorias/direções antes de se inscrever. As inscrições presenciais começam em 1º de agosto e se encerram em 31 de agosto.

Já para a participação remota, não há limite de vagas. A transmissão será realizada ao vivo pelo canal da Web TV do IFFar, permitindo que profissionais em qualquer localidade acompanhem o evento. As inscrições remotas também iniciam em 1º de agosto e podem ser feitas até a data do seminário. É fundamental que todos os participantes, em ambas as modalidades, realizem a inscrição no site do evento e o respectivo check-in para garantir a certificação.

Um projeto com olhar coletivo

A Comissão Organizadora destaca que o Projeto Rede APE é fruto de um trabalho conjunto de especialistas em educação e estudantes representantes de todas as regiões do Brasil, o que garante uma visão abrangente e alinhada às diversas realidades da Rede. 

Para mais informações sobre o I Ciclo de Seminários Regionais Rede APE, a programação completa e os detalhes de inscrição, acesse o site oficial do evento: https://redeape.iffarroupilha.edu.br/. Dúvidas sobre o projeto podem ser encaminhadas para o e-mail: redeape@iffarroupilha.edu.br.

Para Gabriela Cristina Superti, estudante do IFRS e bolsista no projeto Rede APE, atuar na construção do diagnóstico foi uma experiência transformadora. “Em cada pessoa envolvida no projeto, ficou evidente o comprometimento, a sensibilidade e a vontade genuína de fazer sempre o melhor. É inspirador ver tanta dedicação reunida em um só lugar, esse projeto é feito por pessoas que realmente querem fazer a diferença”, refletiu a estudante, ao destacar a força coletiva e transformadora da iniciativa. 

📅 Serviço

Evento: I Ciclo de Seminários Regionais da Rede APE – Etapa Sudeste
Data: 9 e 10 de setembro
Local: IFMG Campus Betim (presencial) e canal da Web TV do IFFar (remoto)
Inscrições: Abertas de 1º a 31 de agosto (presencial) | Até o dia do evento (remoto)
Site oficial: https://redeape.iffarroupilha.edu.br
Contato: redeape@iffarroupilha.edu.br

Autora:

Ana Paula Batista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio