Detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa, a empresa traz sua expertise em tecnologia, inovação e sustentabilidade para agregar um novo olhar sobre o design de interiores e o papel da casa nas relações humanas
Com o tema ‘O Futuro é Agora’, a 18ª Edição do Congresso Internacional de Design de Interiores (CONAD) acontecerá em 26 e 27 de agosto, no CREA-SP, em São Paulo, e promoverá uma programação intensa com palestras, workshops e oportunidades de networking. O Grupo LAMOSA no Brasil é patrocinador master do maior congresso, que se tornou um importante palco de discussão para o segmento anual.
Realizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), o CONAD convida o setor a refletir sobre como criar sentido em um mundo em constante movimentação, mantendo a atenção e o foco em projetar espaços que preservem as conexões humanas em equilíbrio com a tecnologia. O futuro da inovação, portanto, passa pela valorização da inteligência humana e pela construção de um amanhã mais sustentável.
Além do patrocínio, o Grupo LAMOSA no Brasil participará de um painel sobre sustentabilidade e terá uma palestra no evento. Christie Silva Schulka, marketing manager da empresa, fará sua participação em dois dias diferentes a fim de compartilhar sua experiência de quase uma década à frente de uma das principais marcas do setor de revestimentos.
No primeiro dia, abordará o tema Inteligência Humana x Tecnologia, já no segundo dia, participará de um painel sobre sustentabilidade, dividindo palco com grandes profissionais do setor.
O espaço de exposição da marca no congresso contará com uma ativação especial, apresentando alguns dos destaques de seu portfólio. Referência no desenvolvimento dos SuperFormatos, o Grupo LAMOSA no Brasil introduziu ao mercado nacional peças versáteis, que podem ser aplicadas em pisos, paredes e móveis planejados.
Entre as inovações, destaca-se a linha Slim 7 mm, que oferece menor espessura sem comprometer a resistência. A marca também investe em práticas sustentáveis no processo fabril, como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a substituição do coque de petróleo por biomassa, reforçando seu compromisso com a redução do impacto ambiental.
“O CONAD ABD é uma excelente oportunidade para conectar profissionais, estudantes e especialistas da área e fomentar a troca de conhecimento. Nesta edição, queremos reforçar que cada escolha feita hoje influencia o futuro que construiremos. O Grupo LAMOSA no Brasil está comprometido com essa transformação”, afirma Christie Silva Schulka.
SERVIÇO
ABD CONAD 2025
Ingressos: ig.rdstation.com/abd_oficial
Quando: 26 e 27 de agosto
Onde: CREA SP – Av. Angélica, 2364 – Consolação, São Paulo
Sobre Christie Silva Schulka
Com mais de vinte e cinco anos de experiência trabalhando em multinacionais líderes em seus setores, há 8 anos é executiva a frente do marketing do Grupo LAMOSA no Brasil, empresa responsável pelas marcas Roca Cerâmica e Incepa.
Formada em propaganda, tem MBA em Marketing pela FGV e é Especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital pela Universidade Positivo. Especializou-se também em Gestão pela UP, Design Thinking pela University of Virginia. Em 2020 realizou especialização em Futures Thinking pelo Institute for the Future, com sede em Palo Alto, Califórnia. Em em 2021, especializou-se em Liderança e Inovação pelo MIT, em 2022 obteve a Certificação Internacional em Foresight Estratégico pela W Futurismo.
Esteve à frente de projetos de inovação em marketing e serviços. Sempre antecipando conceitos na prática e traduzindo tendências. Nos últimos anos vem aprofundando os estudos sobre futuro(s) e em Inteligências Humanas através da neurociência.
Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.
Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 32% desse volume por meio de créditos de reciclagem.
Autor:
Alexandre Agassi