Ato realizado na Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana. Também foi formalizado o início das obras nas novas unidades de Bom Despacho e João Monlevade.
O ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e o reitor do IFMG, Rafael Bastos, formalizaram nesta quinta-feira, 28, ações relacionadas à implantação das novas unidades do instituto no Estado. Em ato realizado no Salão Nobre da Prefeitura, Álvaro Damião assinou o termo de compromisso da Operação Urbana Simplificada (OUS) que permitirá a instalação do campus da instituição na região do Barreiro.
O documento propõe a articulação das secretarias municipais para agilizar a construção do campus em Belo Horizonte, após o projeto de lei que autoriza a criação da unidade ter sido aprovado, em primeiro e segundo turnos, pela Câmara Municipal de BH.
O ministro Camilo Santana e o reitor Rafael Bastos, por sua vez, assinaram os termos de início da construção dos blocos didáticos dos novos campi em Bom Despacho e João Monlevade. Cada obra contará com recursos de cerca de R$ 7 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). “A educação não pode esperar, o Instituto traz uma série de oportunidades para transformar a vida dessas pessoas que, com seu empenho, chancelaram a nossa presença na região”, disse Rafael Bastos, reitor do IFMG.
As três novas unidades – Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade – fazem parte da expansão dos Institutos Federais, anunciada pelo Governo Federal em 2024, como parte do Novo PAC. Com as construções, o IFMG chegará a 21 campi, uma das maiores estruturas educacionais do Estado. Também foram destinados investimentos para consolidação de unidades já existentes, incluindo restaurantes, quadras e equipamentos.
Campus Belo Horizonte no Barreiro
A área destinada ao IFMG em Belo Horizonte está localizada na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. O prefeito Álvaro Damião e demais autoridades destacaram a relevância da atuação da população do Barreiro, que se mobilizou para que o Instituto fosse instalado na região, por meio de um documento com mais de 12 mil assinaturas.
De acordo com o prefeito Álvaro Damião, muitas barreiras foram quebradas para que se consolidasse o anúncio, em tempo recorde, do Instituto em Belo Horizonte. “Foram muitos dias de trabalho da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do governo federal, todos nós imbuídos em um pensamento só, de termos o Instituto Federal em Belo Horizonte, porque a educação muda o futuro das pessoas”, afirmou.
Ao todo, o terreno destinado ao IFMG tem 206 mil metros quadrados, dos quais 90% deverão ser mantidos pela instituição como área de preservação permanente. Caberá ao IFMG preservar e gerir a área ambiental do terreno, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade.
Evento na PBH formaliza novas unidades do IFMG
A previsão é de que as obras tenham início em breve. “Nossa previsão é entregar o IFMG o mais rápido possível, já temos um projeto e todo o processo prontos”, informou o ministro Camilo Santana. Entre as próximas ações está a realização, também, de audiências públicas para alinhar a oferta de cursos às demandas da comunidade.
Enquanto a unidade estiver em construção, o IFMG deve contar com uma sede provisória. “A educação não pode esperar, o Instituto traz uma série de oportunidades para transformar a vida dessas pessoas que, com seu empenho, chancelaram a nossa presença na região”, afirmou o reitor, Rafael Bastos. O dirigente lembrou que já existem iniciativas do IFMG em andamento no Barreiro, como os cursos do Partiu IF, que preparam estudantes para processos seletivos de instituições federais.







Fotos: Thomás Bertozzi – IFMG
Autora:
Ana Paula Batista