Os profissionais responsáveis pela curadoria da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul são diversos, e a pluralidade reflete na seleção dos filmes
Um grupo de 21 pessoas de quatro países, entre produtores audiovisuais, professores de cinema, cinéfilos, compositores e cantores, compõe a curadoria da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025. O processo teve a duração de cinco meses, resultando na seleção de 58 filmes, entre 1.214 inscritos, para as oito Mostras Competitivas do Festival.
O time de curadores do FAM 2025 é diverso e plural, o que reflete na seleção dos filmes. Além do Brasil, que tem representantes de cinco estados – Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina -, a curadoria contou com pessoas de outros três países do Mercosul: Colômbia, Bolívia e Argentina. No grupo há representações de mulheres CIS e trans, LGBQIAPN+, pessoa não-binarie, pretos e pardos, indígenas e pessoa PcD neurológica. Em sua maioria são produtores audiovisuais em diferentes áreas, desde a produção até a distribuição, na animação, documentários e ficções, mas também há a participação de professores de cinema e cinéfilos, além de compositores e cantores, no caso da categoria Videoclipe.
O grupo leva em conta diversos critérios ao realizar a curadoria, começando pelo alinhamento com a visão da Associação Cultural Panvision, que realiza o FAM. A qualidade artística e técnica das obras é avaliada, com um peso especial à relevância temática. Outro critério fundamental é a representatividade. Os curadores buscam uma seleção que promova a equidade entre as obras brasileiras e estrangeiras, reforçando o recorte Mercosul. Dentro do panorama nacional, valorizam a diversidade de estados representados a fim de ampliar a pluralidade regional. Outro ponto central levado em consideração é a garantia da paridade e inclusão entre diretoras mulheres e diretores homens, além da visibilidade a realizadoras e realizadores de grupos minoritários — tanto na direção quanto nas narrativas em tela. Além disso, o ineditismo das obras também é considerado nas mostras que o exigem, e é analisado o histórico de exibição de todas as obras de maneira geral.
Prezando pela transparência, Marina Simioli, coordenadora de curadoria e programação do FAM 2025, explica como funciona o processo: “Após o encerramento das inscrições, os filmes passam por uma triagem inicial para verificar se cumprem as exigências do regulamento. Em seguida, são distribuídos aos curadores para o visionamento. Em um segundo momento, começamos a cruzar as notas dadas pelos curadores e direcionamos os filmes mais bem avaliados para serem vistos por outros curadores da mesma mostra, garantindo uma análise mais ampla. Por fim, realizamos uma reunião coletiva da curadoria, onde debatemos os filmes mais bem colocados, levando em consideração critérios como paridade, alinhamento curatorial, e outros aspectos fundamentais para a identidade do festival. A partir daí, definimos os selecionados”, ela detalha.

A maioria dos curadores participou da seleção de mais de uma Mostra, porém os da Mostra Longas e Videoclipe foram exclusivos. Conheça os profissionais responsáveis pela curadoria:
Addis Mosqueda – Mostra Work In Progress (WIP)
Produtora executiva e agente de vendas.
Aline Miury – Mostra Infantojuvenil e Mostra On-line
Produtora cinematográfica.
Alissa Azambuja – Mostra Infantojuvenil
Jornalista, pesquisadora, roteirista e produtora cultural.
Barbara Kariri – Mostra Curtas Catarinense e Mostra On-line
Realizadora audiovisual, artista da cena e poeta.
Dandara Manoela – Mostra Videoclipe
Cantora, compositora e produtora cultural, reconhecida como uma das principais vozes da Música Preta Brasileira no sul do país.
Dani Louzada – Mostra Longas
Atriz, apresentadora, assistente de direção, produtora cinematográfica e psicóloga graduada.
Francisco Zotto – Mostra Curtas e Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (LPG)
Diretor, roteirista e produtor cinematográfico.
Ibirá Machado – Mostra Work In Progress (WIP)
Sócio-fundador da distribuidora Descoloniza Filmes.
Iván Molina – Mostra Longas
Sociólogo, autoidentificado como Quechua, formado em Realização Audiovisual pela EICTV (Cuba) e Banff (Canadá).
Juliana Lira – Mostra Longas
Produtora executiva e fundadora da Lira Filmes.
Maielle – Mostra Videoclipe
Cantora, compositora e produtora de animação.
Marilha Naccari – Mostra Videoclipe, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Longas
Curadora, produtora cultural, professora e pesquisadora.
Marina Simioli – Mostra Videoclipe, Mostra Infantojuvenil, Mostra Curtas, Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (LPG), e Mostra On-line
Realizadora audiovisual, produtora cultural e historiadora.
Maximiliano Rosa – Mostra On-line
Palestrante, comunicador, desenhista, cartunista, curador de exposições, produtor e gestor cultural, escritor, roteirista e crítico de cinema.
Rafael Garzon – Mostra Curtas Catarinense e Mostra Curtas
Documentarista. Foi professor universitário de cinema e é doutorando em comunicação na Espanha.
Rastricinha Dornelles – Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (LPG)
Realizadora audiovisual do interior Fluminense, ganhadora do prêmio Sol Moraes do 8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema.
Spike Luu – Mostra Longas e Mostra Curtas Catarinense
Diretor, Roteirista e Produtor Audiovisual.
Thay Couto – Mostra Curtas e Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (LPG)
Graduada em Cinema e Audiovisual, é multiartista e atua de forma autônoma no mercado do cinema em Florianópolis.
Thomas Machri – Mostra Infantojuvenil e Mostra On-line
Estudante de cinema, realizador audiovisual, cineclubista e pesquisador.
Tiago Santos – Mostra Work In Progress (WIP)
Produtor Executivo e montador, com ampla experiência em eventos de cinema e foco em coprodução internacional.
Vanessa Fe Ha – Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (LPG)
Indígena do povo Kaingang, acadêmica do curso de jornalismo da UFSC, escritora, roteirista, produtora e membra da Rede Audiovisual de Mulheres indígenas.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Autoria:
IMprensa Panvision