25 C
São Paulo
sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cinema Capitólio vai promover o seminário gratuito “Cinema e Cuidado” neste sábado, em Porto Alegre

Neste fim de semana, a sala de exibição da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre) vai abrir as portas para debater o poder transformador do cinema e da educação em momentos de extrema vulnerabilidade, como nas enchentes que assolaram o estado no ano passado. Será a abertura do Seminário Cinema e Cuidado, que vai acontecer no sábado, 9 de agosto, e irá promover duas mesas redondas com especialistas e pesquisadoras. O projeto integra a edição especial do Vagalume — Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação, do Programa de Alfabetização Audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1Wv48XYeQ8WHWJdJ_2Vpc3sYHaYASnE7hHE7kSzJna6k/edit

Às 14h, o painel Cinema numa hora dessas? irá discutir o papel da arte e da educação em meio a contextos de emergência. O objetivo será abordar a função do cinema e das práticas educativas em cenários marcados por traumas coletivos, deslocamentos forçados e fragilidade das estruturas sociais. O encontro vai reunir profissionais com atuações distintas e, ao mesmo tempo, complementares nas áreas da arte, educação, saúde mental e cultura: Fernanda Omelczuk (pesquisadora e professora da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ), Luciana Paz (pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pelotas – UFPel) e Maíra Brum, (psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA). A mediação será de Rosana Fernandes (pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). 

Já, às 16h30min, a mesa Cinema em abrigo, abrigo de cinema vai trazer relatos de exibição de filmes em abrigos durante as inundações de 2024 no Rio Grande do Sul. Algumas iniciativas servirão de base para essas reflexões, como o Cine Vida, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Programa de Alfabetização Audiovisual, o Cine Abrigo e os projetos das Universidade Federal de Pelotas – UFPel e Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Cineclube da Boca). As debatedoras serão Rafaela Zwierzynski (Cine Vida), Jéssica Maria (UFPel),  Taiane Wendland (Cineclube da Boca/UFSM) e Clara Iglezias Yasmin Souza (Cine Abrigo).A mediação será de Liliane Giordani, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento é uma realização da Cinemateca CapitólioAssociação de Amigos da Cinemateca Capitólio e Faculdade de Educação – UFRGS. O financiamento é da PNAB — Política Nacional Aldir Blanc.Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais (@alfabetizacaoaudiovisual). 

>> SERVIÇO 

> Dia 09 de agostosábado, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre), com entrada gratuita:

– 14h – Cinema numa hora dessas? O que pode a arte e a educação em situações de vulnerabilidade, com Fernanda Omelczuk (UFSJ), e Luciana Paz (UFPel) e Maíra Brum (APPOA), com mediação de Rosana Fernandes (UFRGS).

– 16h30 – Cinema em abrigo; abrigo de cinema, com Rafaela Zwierzynski (Cine Vida), Jéssica Maria (UFPel),  Taiane Wendland (Cineclube da Boca/UFSM) e Clara Iglezias Yasmin Souza (Cine Abrigo) e mediação de Liliane Ferrari Giordani (UFRGS).

Evento será realizada na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre — crédito: Cinemateca Capitólio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio