Amazonenses marcam presença em evento internacional sobre cidadania e transformação social na ItáliaO II Summer School de Ecologia Integral, realizado em Castel Gandolfo, reúne especialistas de vários países em torno de soluções para cidades mais justas e sustentáveis.
Um evento internacional promovido em Castel Gandolfo, na Itália, tem colocado em destaque o papel das cidades na construção de sociedades mais humanas, inclusivas e sustentáveis. Entre os participantes da II Escola de Verão (Summer School) Ecologia Integral “Entrelaçamento do Diálogo: cidades fraternas pela paz”, estão duas representantes do Amazonas: a advogada e professora universitária Laura Maria Santiago Lucas e a estudante de Direito Maria Eduarda Stangl, da Faculdade Santa Teresa.
Realizada entre os dias 24 e 30 de julho de 2025, a II Escola de Verão Ecologia Integral tem como objetivo promover uma nova visão para enfrentar as crises ambientais, sociais, econômicas e políticas, com base em uma abordagem interdisciplinar. A programação inclui laboratórios, workshops, palestras e sessões práticas com foco em temas como transformações urbanas, periferias, migração, sustentabilidade, inovações comunitárias, reciprocidade e ampliação de redes de cidades comprometidas com a paz.
A estudante amazonense foi selecionada para representar o Brasil no evento com um projeto voltado à justiça social e desenvolvimento sustentável, que conecta sua vivência em comunidades urbanas locais aos desafios globais. O processo contou com orientação acadêmica da professora Laura Santiago Lucas, responsável por disciplinas nas áreas de Direito Civil e Direitos Humanos, e atua na articulação de projetos voltados à formação cidadã e à internacionalização acadêmica
“Essa é sem dúvidas uma experiência formativa transformadora que amplia horizontes e mostra a potência de locais geograficamente invisibilizados, como a Amazônia, no debate internacional sobre soluções sociais e ambientais. É um privilégio representar o nosso estado e país, e pensar o Direito de forma conectada com os territórios e com os desafios do nosso tempo”, afirma Laura.
Durante o encontro, foi também assinado o Pacto de Castel Gandolfo, documento simbólico que reuniu prefeitos e representantes de 11 municípios da região do Mediterrâneo — como Istambul e algumas cidades da Itália, por exemplo — em um compromisso conjunto pela paz e pela integração, orientados pelo paradigma do cuidado. A assinatura reforça o compromisso desses municípios com os ideais discutidos ao longo do evento.
A II Summer School é promovida pela OIKOS Mediterrâneo em parceria com instituições como a Pontifícia Universidade Antonianum, Fordham University (EUA), Sophia University Institute (Itália) e o Instituto Ibero-Americano de Estudos Jurídicos (IberoJur). A programação inclui conferências, workshops, atividades imersivas e laboratórios de cocriação com foco em cidades como protagonistas de transformação social.





Imagens: Acervo pessoal / Laura Lucas
Autores:
Rodrigo Amorim e Elza Mestrinho