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segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Águas brasileiras “surfam” na democratização do lazer náutico

Dados e análises de mercado confirmam um “boom” na democratização do acesso a embarcações, de jets a iates de luxo, e redesenham o perfil do consumidor. Modelos como aluguel de barcos, cotas compartilhadas, compras programadas e até consórcios aproximam a população brasileira do sonho de navegar. Em São Paulo, de 18 a 23 de setembro, durante São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina, a expectativa é de recorde de visitantes e variadas opções de barcos e serviços para quem deseja aproveitar as experiências náuticas.


 O mercado náutico, antes percebido como um reduto exclusivo, navega hoje em um mar de oportunidades e acessibilidade, impulsionado por uma demanda pós-pandemia que ressignificou o lazer ao ar livre em contato com a natureza. Dados e análises de mercado confirmam um “boom” de crescimento, com a democratização do acesso a embarcações, de jets a iates de luxo. O estudo “Global Boat Rental Market Outlook 2022-2032”, da consultoria Future Market Insights, projeta ainda que o mercado mundial de aluguel de embarcações dobrará de tamanho até 2032. Já o relatório “Perspectivas do Mercado de Aluguel de Barcos 2025-2034”, da Research And Markets, diz que este mercado global vai crescer de US$ 16,2 bilhões em 2025 para US$ 26,8 bilhões até 2034, com crescimento médio anual de 5,8%.

“Essa modalidade de consumo favorece o crescimento da indústria náutica, especialmente em mercados emergentes como o Brasil. Aqui no país, o setor já emprega cerca de 150 mil pessoas por ano e, com nossas belezas naturais, tem a oportunidade de crescer muito mais”, aponta Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica, responsável pelos Boat Shows brasileiros, os maiores eventos náuticos da América Latina.


Novas rotas para as águas


A grande virada reside na flexibilização das formas de acesso. Se antes, um barco de lazer era sinônimo de alto luxo, hoje modelos como o aluguel de barcos e a propriedade compartilhada, ou cota náutica, além de compras facilitadas por fabricantes, através de financiamentos e até consórcios emergem como âncoras para novos entusiastas. 


“Esses novos modelos de negócio contribuem para desmistificar o lazer náutico e, além disso, a indústria inova a cada ano trazendo uma diversidade de opções para os variados perfis e bolsos. Isso prova que a navegação pode ser, sim, acessível e diversificada. O mar deixou de ser um privilégio para poucos e ampliou a sua participação”, afirma Vicentini.

São Paulo Boat Show deve receber público recorde em setembro


Considerado o maior evento náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show, este ano, de 18 a 23 de setembro, promete ser um marco. Com a presença de centenas de fabricantes nacionais e internacionais, além de produtos, destinos e serviços voltados ao lazer náutico, tem a expectativa de ultrapassar a marca de 40 mil visitantes.


Mais do que uma feira, o Boat Show é um demonstrativo do interesse do brasileiro por embarcações e pelo turismo náutico. Além disso, é um espelho da inovação e diversidade do setor, apresentando desde produtos para quem quer comprar o seu primeiro barco, as mais recentes inovações em design e tecnologia até soluções financeiras que facilitam a entrada nesse universo.


“A combinação da paixão brasileira pelo mar facilita o acesso e a diversificação dos modelos de negócios. O que era um nicho de mercado bem seleto hoje se expande, movimentando a economia”, complementa Vicentini.

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

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