Selecionados pela Comissão Julgadora, os textos “A menina que guardava nuvens” e “O Antiquário” se destacaram entre as 170 inscrições vindas de diversas regiões do Brasil
Realizado pela Rede de Bibliotecas do Sesc Santa Catarina, o Prêmio Literário Sesc Criança chegou à sua 5ª edição em 2025. Nesta edição, foram validados 170 textos inscritos, enviados por autores e autoras de diversas cidades do estado e também de outras regiões do Brasil.
No dia 7 de julho, uma reunião on-line reuniu a Comissão Julgadora – composta por Camila Pauline Miotto, Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Fernando Luiz – para selecionar os textos vencedores nas categorias Infantil e Juvenil. Cada membro da Comissão recebeu previamente os materiais inscritos e, após análise criteriosa com base nos critérios estabelecidos no edital, foram escolhidas as seguintes narrativas:


Categoria INFANTIL
Narrativa: A menina que guardava nuvens
Autor: Newton Cesar Oliveira – natural de Apucarana (PR), residente em Itapema (SC)
Newton é escritor, publicitário e designer. Formado em Marketing e pós-graduado em Marketing Digital, atuou em agências de publicidade e se especializou em design editorial. Como autor, publicou romances como Um Minuto, Tratamento Especial e Própria Carne (Editora Almedina, selo Minotauro, 2020, 2021 e 2023), além de títulos voltados à publicidade, fotografia e a biografia Corinthians, eterna paixão. Na literatura infantil, lançou Minha Avó Berenice (RHJ, 2024), É assim que eu sou (Saíra, 2021) e Vida (Saíra, 2023).
“Soube do Prêmio pelas redes sociais. Já conhecia o tradicional Prêmio Sesc de Literatura e foi uma grata surpresa descobrir a versão voltada ao público infantil. Assim que li sobre o concurso, me inscrevi. Participei em uma edição anterior, mas não fui selecionado. Para 2025, voltei com o livro A menina que guardava nuvens e acreditei, de fato, que ele tinha chances. Quando soube do resultado, fiquei imensamente feliz. Apesar de ter anos de carreira e vários livros publicados, me senti como um autor estreante. O prêmio é um reconhecimento que revigora a alma.”
Categoria JUVENIL
Narrativa: O Antiquário
Autora: Vívian Cristina Ferreira – natural de São Paulo (SP), residente em Florianópolis (SC) desde 2011
Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Vívian é autora dos livros infantis Teto de Estrelas (vencedor do Prêmio Agostinho de Cultura 2014, Editora Adônis) e Cacilda e Brunilda (Editora Mais que Palavras, 2015), além de coletâneas e projetos de formação literária. Seu primeiro romance juvenil, Meu Mundo Abissal, foi publicado em 2014 pela Editora Oito e Meio – Selo Transversal, após ser selecionado em um pitching com editores.
“O Antiquário estava guardado desde 2012. Quando vi que o prêmio deste ano incluía a categoria Juvenil, algo me disse que era a hora desse texto ganhar o mundo. Fiquei extremamente feliz com o resultado e, mais ainda, motivada a acreditar no potencial das minhas histórias. O Prêmio Sesc Criança é fundamental para incentivar escritores e fazer com que novas narrativas cheguem ao público.”
Próximas etapas
As próximas fases do projeto incluem a produção editorial dos livros vencedores. O Sesc SC contratará profissionais para as etapas de edição, ilustração, projeto gráfico e revisão. A previsão de publicação é para o ano de 2026, quando também será lançado um novo edital para inscrições.
A Comissão Julgadora
Camila Pauline Miotto
Mediadora de leitura e curadora do acervo da BiblioBike. Formada em Letras (Unochapecó), atuou na Fundação Cultural de Chapecó e no Sesc Chapecó. É empreendedora na Lamparina Cultural e possui vasta experiência com eventos e editais culturais.
Dirce Waltrick do Amarante
Professora, tradutora e escritora. Vice-líder do grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil, tem traduções premiadas e é autora de diversas obras sobre literatura e tradução, incluindo o premiado Finnegans Wake (por um fio).
Sérgio Fernando Luiz (Fê)
Arquiteto e comunicador visual, é autor de 16 livros e ilustrador de cerca de 70 obras. Reconhecido com o Prêmio Açorianos e o Selo Cátedra 10 da Unesco, dedica-se à literatura infantil como “iluscritor”, unindo texto e imagem de forma sensível e criativa.
Autora:
Amanda Nascimento