A partir de 31 de julho, vários registros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, originalmente lançados em CD, serão editados nas plataformas
Ouça os álbuns nas plataformas de música:
Pré-Save: https://orcd.co/beethovensinfonian3
Pré-Save: https://orcd.co/beethovensinfoniasn5e7
Pré-Save: https://orcd.co/beethovensinfoniasn1e4
Pré-Save: https://orcd.co/beethovensinfoniasn2e8
Pré-Save: https://orcd.co/beethovensinfonia9
Fruto da parceria da Biscoito Fino com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, uma série de álbuns originalmente lançados em formato físico (CD) chegará às plataformas digitais, até o final do ano.
O primeiro grupo de cinco álbuns a ser lançado na via digital reúne obras do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), em registros gravados na Sala São Paulo (SP), entre os anos de 2000 e 2008. Estas foram as primeiras gravações realizadas pela “nova Osesp”, visto que a Orquestra havia passado por uma grande renovação a partir de 1997, que culminou na inauguração de sua nova sede, a Sala São Paulo, em julho de 1999.
O projeto de reestruturação do conjunto foi um desafio que envolveu várias ações: a renovação da Orquestra, a promoção de concursos para novos músicos, a conquista da sede própria, a realização de gravações e a estruturação de diversas iniciativas que pretendiam posicionar a Osesp junto às melhores orquestras do mundo. Nada mais lógico, então, do que começar com obras de um cânone da música clássica, que expandiu as estruturas musicais tradicionais e elevou a música de concerto a um novo nível de expressão, e cujas composições exploram uma vasta gama de emoções, da alegria à tristeza, da luta à vitória.
As gravações reunidas nos volumes que chegam agora às plataformas digitais trazem a Osesp regida por dois maestros. O primeiro deles é o carioca John Neschling, figura responsável pelo “renascimento” da Orquestra e que atuou como Diretor Artístico e Regente Titular da Osesp entre 1997 e 2009. O segundo é o francês Yan Pascal Tortelier, que esteve à frente da Orquestra de 2009 a 2011.
Sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Osesp se tornou parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas. A cada ano, a Orquestra realiza em média 130 concertos para aproximadamente 150 mil pessoas. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier (2009-2011), John Neschling (1997-2009), Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Além da Orquestra, há um coro profissional, grupos de câmara, uma editora de partituras e uma vibrante plataforma educacional. A Osesp já realizou turnês em diversos estados do Brasil e também pela América Latina, Estados Unidos, Europa e China, se apresentando em alguns dos mais importantes festivais da música clássica mundial, como o BBC Proms, e em salas de concerto como o Concertgebouw de Amsterdam, a Philharmonie de Berlim e o Carnegie Hall, em Nova York. Mantém, desde 2008, o projeto “Osesp Itinerante”, promovendo concertos, oficinas e cursos de apreciação musical pelo interior do estado de São Paulo. É administrada pela Fundação Osesp, uma Organização Social de Cultura, desde 2005.
Autora:
Belinha Almendra