Nesta quinta-feira (24), o livro Inteligência Artificial – Do iniciante ao nerd será lançado às 19h na livraria da Travessa em Ipanema, Rio de Janeiro e tem o intuito de revolucionar a forma como nós enxergamos a relação com a sistematização das coisas, desde os primórdios da IA até o que se entende sobre o futuro dela e o que já está em prática no dia a dia dos usuários. O professor, consultor sênior e escritor, especialista no assunto, André Barcaui, escreveu uma espécie de guia, que comanda os passos da obra e determina que a relevância da inteligência não pode ser subestimada.
Com mais de 17 anos atuando na área de gestão de projetos, André possui um doutorado em Administração, é mestre em Sistema de Gestão e é formado em Tecnologia da Informação e Psicologia. Autor de outros cinco livros, como PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática, Gerente também é gente: um romance sobre gerência de projetos, Coaching e Mentoring, Fundamentos do Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Cronograma em Projetos, ele procura sempre revelar como a tecnologia impacta a cognição, o mercado e a saúde mental em ritmo acelerado.
“Escrever um livro é mais ou menos como ter um filho, já que você quer fazer aquilo da melhor forma possível e depois cultiva. E com essa obra não foi diferente, porque cada capítulo obteve um propósito diferente com o objetivo final de que, em uma abordagem mais complexa, as pessoas pudessem entender o começo da história da IA e como nós a adaptamos dentro de nossa cultura. Claro que eu procurei evidenciar a responsabilidade incutida no manuseio dessa tecnologia, para que o leitor pudesse usufruir com responsabilidade”, disse André, quando questionado sobre alguns desafios do processo de construção da obra.
O livro, que já está disponível para pré-venda na Amazon, mostra que a Inteligência Artificial está inserida na sociedade mundial de todas as maneiras, desde a formação de um texto até a criação de estratégias de vendas. Auxilia na otimização do tempo, estruturando meios de pagamento e engajando o atendimento ao público para empreendedores do e-commerce, por exemplo. Portanto, o livro procura explorar as transformações profundas trazidas por essa revolução.
Além disso, André busca investigar como o significado do ser humano é alterado, influenciando nossa forma de viver, trabalhar e interagir. Explora ainda como a IA generativa pode abrir portas para a criatividade e como plataformas comumente usadas, como o ChatGPT, estão ressignificando o relacionamento entre máquina e homem, nos fazendo entender como a ferramenta expande o potencial humano.