Grupo KSL é exemplo de como a diversidade etária pode fortalecer equipes e melhorar o atendimento ao cliente
Apesar dos avanços no debate sobre diversidade no mercado de trabalho, a inclusão de profissionais com mais de 50 anos ainda enfrenta barreiras no Brasil. Segundo dados expostos pelo portal BBC, atualmente existem aproximadamente 1,4 milhão de pessoas 50+ desempregadas, um número alarmante, que coloca à prova os processos de recrutamento brasileiro.
Com o aumento da longevidade e da necessidade de permanência ativa no mercado, iniciativas que valorizam a experiência dos profissionais mais maduros tornam-se cada vez mais relevantes. Nesse contexto, surge o Grupo KSL, especializado em cobrança amigável e jurídica, que se destaca como um exemplo positivo de inclusão geracional.
Na KSL, a experiência tem voz ativa. Atualmente, 18% dos colaboradores têm 40 anos ou mais, sendo que 8% estão na faixa dos 50+. Na célula de Atendimento, que reúne 158 profissionais, esse recorte etário representa 12% da equipe. O protagonismo feminino também se destaca: entre os atendentes com 40 anos ou mais, 61,5% são mulheres, evidenciando a força de um grupo frequentemente invisibilizado no mercado de trabalho.
“Para nós, isso representa um ganho significativo em termos de experiência e maturidade no trato com o público, o que contribui diretamente para a qualidade do atendimento prestado”, destaca Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo. “A presença de profissionais mais experientes agrega valor ao time, fortalece a cultura de aprendizado contínuo e contribui para um ambiente mais equilibrado e eficiente”, complementa.
O setor de cobrança, tradicionalmente marcado por alta rotatividade e equipes jovens, passa a enxergar na diversidade etária uma estratégia de diferenciação. Na KSL, o modelo colaborativo entre gerações tem se mostrado um fator importante no desenvolvimento de competências socioemocionais para a construção de um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo.
Mais do que uma ação pontual de diversidade, a inclusão de profissionais da chamada “melhor idade” é vista no Grupo KSL como um passo importante em direção a um ambiente de trabalho mais justo, representativo e preparado para os desafios da longevidade.
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.
Autora:
Rowena Romagnoli