26.9 C
São Paulo
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Ralo oculto: a discrição que deixa o banheiro mais elegante

Especialista em projetos residenciais, a arquiteta Isabella Nalon explica como a escolha do ralo oculto combina eficiência e uma estética ainda melhor ao banheiro

Geralmente ele é notado apenas quando apresenta algum problema, mas todos temos consciência sobre a relevância dos ralos para garantir o escoamento eficiente da água e preservar a durabilidade do piso aplicado nos banheiros. Para muitos, o elemento é lembrado no formato antigo – redondo com a grelha aparente –, e considerado ‘feio’ por não combinar com a beleza pretendida ao ambiente.  
Mas com a evolução da arquitetura, esse estigma ficou no passado. Conhecido como ralo oculto, os sistemas do tipo linear e square asseguram sua camuflagem pelo próprio revestimento. “O ‘pulo’ do gato está em não interferir no visual do piso. Por meio do recorte, sabemos que ali existe um ralo, mas de uma forma muito sutil e contundente”, afirma a arquiteta Isabella Nalon, responsável por seu escritório homônimo. 
Ralo linear no box 

Para a arquiteta Isabella Nalon, o ralo oculto linear é perfeito para o box,considerando que se trata do ambiente com maior vazão de água e sua usabilidade evitaa formação de poças. Na imagem à direita, ela aponta o trabalho realizado no piso para a colocação do elemento | Foto: Julia Herman 
O ralo linear é altamente recomendado em projetos que utilizam peças grandes de porcelanato ou cerâmica e a profissional destaca que um dos principais desafios nesse tipo de instalação está no direcionamento correto do caimento da água.  
No comparativo com o ralo tradicional – geralmente nas dimensões de 10 x 10 cm ou 15 x 15 cm na versão quadrada e de 9,7 cm ou 15 cm de diâmetro para os redondos –, é preciso cortar a peça em formato diamante, dividindo-a em três ou quatro partes, para garantir o escoamento. Já com o ralo linear, com medidas a partir de 60 cm, chegando a 1,20 m, além da possibilidade de ser encomendado sob medida, a peça pode ser instalada sem recortes, valorizando o acabamento.  
“O ralo linear é uma solução elegante e muito prática para grandes formatos de porcelanato, pois permite manter a unidade visual, simplificando a saída da água. Com ele, não precisamos de ações mais complexas”, explica Isabella. 
Ralo square: essencial para a limpeza do banheiro 

No detalhe da foto, o ralo square ao lado da bacia sanitária |Projeto Isabella Nalon Arquitetura | Foto: Julia Herman 
Discreto tal qual o linear, o ralo square também cumpre a função de camuflar a caixa receptora que leva a água para a tubulação de esgoto. Recoberto pelo revestimento instalado no banheiro, a arquiteta explica que o modelo é indicado para área onde está a bancada e a bacia sanitária. “Diferente da cultura de outros países, o brasileiro não abre mão de lavar o banheiro. Por isso a relevância de tê-lo em um ponto estratégico para mandar embora água utilizada para a limpeza“, afirma. 

Além de executar a caída d’água, a arquiteta Isabella Nalon também consideraas dimensões que permitem a retirada da água com um rodo. “Escondidinho ao lado da bacia sanitária, assim como realizamos nesse projeto de banheiro, o morador consegue realizar suas funções de limpeza, pois sempre considero o espaçamento necessário para encaixar o item sem desconforto” | Foto: Julia Herman 
Independentemente do modelo escolhido, a Isabella aponta que é essencial dimensionar o ralo, levando em consideração a área do banheiro. “Isso evita o acúmulo de água por conta de uma vazão desproporcional à vazão do item“, orienta. 
E a manutenção do ralo oculto? 

Além de dar um que de sofisticação no banheiro, o ralo oculto demandacuidados semelhantes ao tradicional no que diz respeito à manutenção preventiva| Projeto Isabella Nalon Arquitetura | Foto: Julia Herman 
Na rotina de um banheiro, especialmente no interior do box, convivemos com os cabelos, outras sujeiras e pequenos resíduos que caem no chão. E por mais imperceptível que o ralo invisível se torne, Isabella recomenda não se esquecer que a ausência de manutenção preventiva gerará transtornos. 
“No ralo comum enxergamos os cabelos que ficam retidos na grelha, sendo que o mesmo não acontece com o oculto“, correlaciona. Por isso, seu conselho é simples: estabelecer a rotina semanal de abrir o interior para a retirada daquilo que está contido no seu interior. “Esse senso de despreocupação é danoso, pois o acúmulo gerará, invariavelmente, o entupimento que não tem jeito: é incômodo”, pontua. Além desse cuidado, o mercado tem ofertado dispositivos que auxiliam no processo. 
Sobre a arquiteta Isabella Nalon  
Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 25 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Arquitetura e Decoração. Iniciou sua carreira atuando como arquiteta na Alemanha e, em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo. Se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores.  Possui uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Cada projeto desenvolvido pelo escritório é único, com muita harmonia, elegância e criatividade. Frequentemente, tem obras reconhecidas e publicadas por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.   

Autor:

Henrique Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio