27.7 C
São Paulo
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Instituto Tidelli realiza ação promovendo a visibilidade e o acolhimento das mulheres em Salvador

Iniciativa teve mulheres do Morada das Lagoas como foco principal

A invisibilidade da mulher é uma pauta recorrente, especialmente em locais periféricos, onde a importância, a independência e a individualidade das mulheres são frequentemente diminuídas. Foi com esse fato em mente que o Instituto Tidelli realizou, pela segunda vez, uma ação social na comunidade Morada das Lagoas em Salvador, Bahia.

“Sempre percebemos que aquelas mulheres, que vivem dentro da comunidade e [assim como] em tantas outras, não eram vistas nem ouvidas”, afirma Tatiana Mandelli, idealizadora do projeto e dona da marca Tidelli (de onde vem o Instituto). A ação aconteceu em Março, considerado o mês da mulher.

A ideia era dar um verdadeiro “Dia de Princesa” para as moradoras da comunidade, incluindo todas as etapas de um verdadeiro ensaio fotográfico: havia cabeleireiros, maquiadores, estilistas – que vestiram as mulheres com roupas que pudessem ficar como presentes. Havia também o fotógrafo, para garantir que toda a beleza e força fossem capturadas na câmera. As imagens também foram impressas e dadas às modelos no dia.

Além disso, foram ampliadas e colocadas na fábrica da Tidelli como uma espécie de mural. Tatiana explica que “tudo isso ajuda a serem ouvidas, vistas, acolhidas – que é o que a gente percebe que falta nessas comunidades”. O projeto alcançou 20 mulheres, residentes do Morada das Lagoas, e contou com um time completo de voluntários, incluindo terapeutas e uma assistente social.

Muitas das participantes ainda não conheciam o trabalho do Instituto, mas a partir da ação, já começaram o treinamento e a capacitação através da Tidelli, reforçando assim sua independência e visibilidade. O plano de Tatiana é expandir esse tipo de projeto para outras regiões: “não queremos nos limitar somente a essa comunidade, pois existem muitas outras mulheres que ainda precisam desse tipo de iniciativa”.

A empresária reforça que o intuito não é só auxiliar, mas também fazer com que essas mulheres se sintam estimuladas: “queríamos que elas sentissem que estamos fazendo algo além de fornecer uma forma de renda – também vemos, ouvimos e queremos acolhê-las.”, conclui.

Fotografia realizada no dia da ação.

Sobre o Instituto Tidelli

Fundado em 2022, o Instituto Tidelli nasceu do desejo de criar oportunidades para uma vida mais digna e próspera. A instituição oferece capacitações para produção de produtos a partir de resíduos industriais, ressignificados como peças de vestuário e decoração. O projeto busca transformar vidas por meio do empreendedorismo social. Saiba mais em institutotidelli.org 

Sobre Tatiana Mandelli

Empresária e fundadora da Tidelli, marca líder em móveis outdoor no Brasil. Com formação em Economia, Tatiana expandiu seus negócios para a América Latina, Estados Unidos, África e Oriente Médio. Além da Tidelli, empreende na hotelaria com a Casa da Lua Pousada, em Alto Paraíso (GO), e investe em projetos de design e mídia, como o portal Aurora. Seu legado empreendedor vem de uma tradição familiar de inovação e resiliência, consolidando-se como uma das empresárias mais influentes do setor.

Sobre Carlos Eduardo Guimarães

Baiano de nascimento e paulista de coração, Carlos é formado em engenharia civil e design de interiores. Atuou na fábrica e gestão da marca Tidelli e já foi proprietário de três lojas na área de decoração. Desde 2023, atua como diretor do Instituto Tidelli.

Autora:

Nice Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio