Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, em 21 de maio, e o Dia Internacional da Yoga, em 21 de junho, a Yamamura apresenta um especial para preparar a casa para ambas as atividades
Em busca de mais qualidade de vida e a redução do stress, muitas pessoas têm incluído a meditação e a yoga em suas rotinas. No entanto, para um melhor aproveitamento, o ideal é preparar um ambiente tranquilo para a realização das práticas. Investir em uma decoração agradável, assim como em uma iluminação aconchegante são dois passos importantes rumo à plenitude. A Yamamura traz um guia simples, mas muito útil, para ajudar a compor esse cantinho zen. Confira a seguir!
Melhor Cenário
Luzes indiretas e com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) são indicadas para ambas as experiências, pois promovem a sensação de calmaria. Luminárias de apoio como abajures, luminárias de mesa ou piso, pendentes pequenos e arandelas são boas opções — desde que a luz não incida diretamente sobre seu campo de visão. Evite luzes com 4000K ou mais, pois são recomendadas para ocasiões de trabalho ou estudos.
![]() |
Luzes indiretas e relaxantes são obtidas com peças como abajures e luminárias de mesa com cúpulas / Projeto 1 da arquiteta Isabella Nalon e da decoradora Sula Miranda / Projeto 2 do Escritório Degradê Arquitetura / Fotos de Emerson Rodrigues |
Ambiente e acessórios
Mesmo em apartamentos pequenos, é possível eleger um refúgio para a prática das atividades. Seja na sala de estar, na varanda ou no dormitório, o importante é que o espaço proporcione a paz desejada durante as práticas. Para quem compartilha o ambiente com outras pessoas, uma ideia é combinar previamente um horário para deixar o cômodo mais tranquilo e silencioso.
No caso da meditação, um tapete felpudo, um colchonete ou um sofá-cama são suficientes para a prática — é preciso apenas estar atento à postura e à respiração corretas. Já para a yoga, o indicado é utilizar um tapete específico, chamado Mat, que oferece a aderência e a segurança necessárias para a realização dos movimentos. Por isso, antes de iniciar os exercícios, vale a pena pesquisar os melhores modelos. Por fim, utilize também uma caixinha de som para tocar músicas ou meditações guiadas.
![]() |
Projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura com uma decoração prática e de personalidade / Fotos de Emerson Rodrigues |
![]() |
Almofadas, plantas e pendentes delicados compõem a sala de estar / Projeto do escritório Oliva Arquitetura e fotos de Emerson Rodrigues |
Muito Verde!
Tendência de 2025 no décor, a biofilia também é bem-vinda nos espaços destinados às práticas de meditação e yoga. A presença de plantas e flores ajuda a relaxar, assim como aumenta a conexão a essência da vida. Na hora de decorar, invista em peças que remetam à natureza, à simplicidade e ao trabalho artesanal – em composições com madeiras, bambus, pedras, cerâmicas, fibras (palha, juta etc.), tecidos (algodão, linho etc.) que contribuem para um clima leve.
![]() |
Acessórios de fibras naturais e diferentes espécies de plantas ajudam a criar um ambiente de reconexão com o natural / Projeto do arquiteto Pietro Terlizzi e foto de Emerson Rodrigues |
![]() |
Jardins, quintais e varandas são ótimos espaços para as práticas / Projeto 1 do arquiteto Giancarlo Filgueiras / Projeto 2 da arquiteta Carina Korman / Fotos de Emerson Rodrigues |
Cromoterapia e dimerização
Uma alternativa interessante nesse contexto é a cromoterapia — uma prática integrativa que utiliza as diferentes cores da luz para estimular o equilíbrio físico, mental e emocional, contribuindo para o bem-estar. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução para harmonizar as energias. Para obter tal efeito, as peças de iluminação que possuem o sistema RGB realizam uma série de combinações de cores.
![]() |
Imagens: Divulgação Philips |
Entre os exemplos está a Philips Hue – um sistema de iluminação inteligente composto por lâmpadas, fitas de LED e luminárias que podem ser acionados por meio de aplicativo, do próprio smartphone (dentro e fora de casa), assim como por comandos de voz com a ajuda de assistentes virtuais como a Alexa e o Google Home. Dessa forma, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K – para o relax) a branco frio (6500K – para maior concentração), quanto a cromoterapia. Também é possível incluir cenas e efeitos programados para transformar os ambientes. Como por exemplo, há uma função em que a luz se adapta às vibrações de uma música, cenário perfeito para uma noite de festa.
Sobre a Yamamura
A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.
Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.
A Yamamura possui três lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center e Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br com vendas para todo o Brasil.
Autora:
Karina Monteiro