Projeto Optical Business, promovido pela ApexBrasil com a Abióptica, trouxe cinco empresas estrangeiras que se reuniram com 32 empresas brasileiras; Compradores estiveram em laboratório e fábrica nacionais
A Rodada de Negócios, promovida pela Abióptica com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ampliou a visibilidade do setor óptico brasileiro. “Os compradores internacionais conheceram os produtos feitos no Brasil assim como puderam verificar a qualidade de nossa produção industrial”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.
O projeto chama-se Optical Business e trouxe ao Brasil um grupo de cinco compradores internacionais de Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Portugal. Os visitantes estiveram na Expo Óptica 2025 e foram conhecer também uma fábrica e um laboratório nacionais.
A visão estrangeira. Felipe Vives, da Optibrands do Chile, observa que o desafio dos exportadores brasileiros é oferecer preços competitivos para desenvolver parcerias de longo prazo. Sofia Bianchi, da Vale 4 da Argentina, ficou positivamente impressionada com o que conheceu nas fábricas brasileiras e entende que essa base industrial será o suporte para futuras parcerias.
Oscar Alexander, da Centaurus do Peru, comparou o parque fabril brasileiro ao chinês, em relação a qualidade de produtos, e disse que está em pé de igualdade. No entanto, ele apontou como vantagem para o Brasil a qualidade no acabamento e nos detalhes das peças.
Para Roberto Marquez, da Asdamar da Colômbia, as empresas brasileiras precisam de mais linhas de produtos de entrada, para ampliar o acesso do público ao mercado óptico. Ele destacou que as linhas de acessórios feitas no Brasil são muito criativas e variadas, com elevada qualidade.
A visão brasileira. Fabio Guimarães, diretor Comercial da Prime Cases que exporta 14 mil peças por mês, considera que, com essa iniciativa, a semente exportadora foi plantada no setor. Silvio Luigi, diretor Comercial da HB Hot Buttered que exporta anualmente 30 mil peças, considera a modelo “Rodada de Negócios” eficiente porque agiliza a fase de prospecção que é feita pela ApexBrasil.
Para Ellen Rodrigues, gerente de Comércio Exterior da JR Adamver, o encontro pode resultar na expansão de sua carteira de clientes no exterior. A empresa tem como estratégia triplicar as exportações nos próximos cinco anos, passando das atuais 100 mil peças exportadas para 300 mil peças.
Esdras Negreiros, diretor Executivo da Cattu, considerou válida sua participação na Rodada de Negócios como uma oportunidade de apresentar seus produtos no mercado externo. Raphael Silva, gerente de Receitas da ssOtica, foi ao encontro para obter mais informações a respeito dos mercados da América do Sul, que operam com regras fiscais e moedas diferentes do Brasil.

Sobre a ApexBrasil. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Autor:
Fernando Neves