Mutio além de espaço funcional, esse espaço resgata memórias, promove a conexão entre familiares e facilita a realização das refeições diárias
A ideia de unir uma mesa pequena junto a cozinha vai muito além de comodidade. Assim como nesse projeto elaborado pela arquiteta Isabella Nalon, o intuito da copa foi simplificar e reunir os moradores em volta da mesa ao lado da cozinha integrada | Foto: Julia Herman
Entre tantos ambientes e seja qual for suas dimensões, sem dúvidas a cozinha é um ponto pujante em nossas casas. Muito mais que um espaço técnico e funcional para o preparo de refeições voltadas para nosso corpo físico, ela também alimenta nossos corpos emocional e mental, uma vez que nos enlaça com sentimentos vividos através da conexão entre pressoas.
Já a copa sempre se configurou como um local adjacente da cozinha para cafés da manhã, almoços e jantares cotidianos. “Ao acolher uma mesa, mesmo que pequena, ela se abre como complemento desse pulsar da vida que é compartilhar um momento tão significativo ao lado de quem faz parte de nós“, avalia a a arquiteta Isabella Nalon, à frente de seu escritório homônimo.
Segundo ela, a copa resgata o hábito de sentar, conversar e compartilhar situações cotidianas que, por vezes, se perdem no agito do dia a dia. É ali, entre uma colherada e outra, que histórias são contadas, que o barulho do cotidiano encontra pausa e que a rotina se transforma em afeto. “E na praticidade, a copa simplifica a correria que temos, sem a necessidade de transpor o que será consumido para a mesa de jantar“, complementa. A seguir, acompanhe algumas inspirações de projetos de copa realizados pela arquiteta Isabella Nalon:
Em destaque na cozinha
Um antes e depois impactante: na reforma dessa cozinha elaborada pela arquiteta Isabella Nalon, a copa tornou-se o centro do ambiente. Ao lado da mesa com 4 lugares, uma pequena bancada é apoia os itens complementares utilizados pelos moradores| Foto: Julia Herman
Localizado na Bela Vista, o apartamento precisava de reforma que refletisse melhor a rotina da família e a cozinha original, escura e com visual antigo, não acompanhava o dinamismo do dia a dia. Assim, a profissional entendeu que o caminho era integrar os cômodos e, ao derrubar a parede que separava cozinha e copa, trouxe amplitude, luz e fluidez ao ambiente.
O novo projeto apostou em uma paleta clara e na reorganização dos móveis e bancadas que garantiram mais respiro. A inclusão da copa no meio da cozinha não só valorizou o ambiente, como adicionou um novo ponto de encontro dentro da casa.
Em um cantinho da cozinha
Diferente do projeto anterior, nessa cozinha a arquiteta Isabella Nalon posicionou a mesa em um pequeno recuo. O cantinho é aconchegante e convidativo com a mesa redonda e o pendente no centro dela | Foto: Julia Herman
Em mais essa cozinha, a arquiteta investiu na lateral da cozinha para compor a copa. Ela explica que não existe segredo: ao organizar a estrutura principal do ambiente, Isabella consegiu encaixar a pequena mesa que receberá o dia a dia dos habitantes da casa.
Nessa cozinha, a bancada atuou como o divisor entre os dois lados da cozinha | Projeto: Isabella Nalon Arquitetura | Foto: Julia Herman
Com a iluminação natural da janela
Uma outra possibilidade é reservar espaço próximo a parede, como a arquiteta Isabella Nalon implementou nessa cozinha |Foto: Julia Herman
Por aqui, a missão era ganhar espaço sem perder personalidade e solução veio com a escolha de um layout inspirado nos restaurantes com bancos encostados na parede – recurso funcional que agregou um toque moderno e despojado ao ambiente.
Com duas cadeiras do lado oposto e uma janela generosa trazendo luz natural, a mesa tornou-se protagonista da copa. Assim como nos demais projetos, a integração com a cozinha garantiu fluidez entre o preparo e o consumo da refeiçao. “A proximidade com a geladeira é um detalhe que faz toda a diferença no uso diário, já que simplifica a vida de quem esqueceu de pegar alguma coisa ou até mesmo por pura comodidade”, finaliza Isabella.
Sobre a arquiteta Isabella Nalon Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 25 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Arquitetura e Decoração. Iniciou sua carreira atuando como arquiteta na Alemanha e, em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo. Se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores.
Possui uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Cada projeto desenvolvido pelo escritório é único, com muita harmonia, elegância e criatividade. Frequentemente, tem obras reconhecidas e publicadas por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.