Localizado na avenida Faria Lima, centro financeiro em São Paulo, projeto assinado pela ResiliArt Arquitetura mescla o brutalismo do concreto aparente com um décor minimalista para o imóvel com 177 m²
Linhas minimalistas, fluidez entre os espaços e uma vista imponente para a Faria Lima, uma das mais expoentes avenidas da capital paulista. Essas são algumas características deste apartamento de 177 m² onde a arquitetura de interiores foi minuciosamente planejada para valorizar a abundante iluminação e ventilação natural e a integração dos ambientes que abraçam com a beleza das colunas que integram a estrutura do edifício.
Reformado pela ResiliArt Arquitetura, o imóvel se evidencia pelo contraste da paleta de cores que une nuances mais neutras com a personalidade do tom da madeira pau-ferro. “Nossa proposta foi entregar uma essência de sofisticação equilibrada que se tornou um verdadeiro refúgio urbano para o morador“, afirma arquiteta Natália de Souza, à frente do escritório, que descreve seu cliente como um executivo de negócios que, por passar longas estadas em São Paulo, optou por ter seu próprio endereço na cidade.
Entrada é um convite ao conforto
Essa máxima é experienciada desde a chegada que se dá por meio de um elevador privativo que adentra ao apartamento. Ao abrir as portas, proprietário e visitantes são recebidos pela marcenaria elegante que promove uma transição espontânea entre a entrada e o living. Aliás, esse elemento estrutural reforça a exclusividade do espaço e adiciona o conforto e a continuidade visual que conduzem naturalmente pelos ambientes.
![]() |
Logo na chegada, o painel em pau-ferro ditou a referência da marcenaria por todo o projeto. Segundo a arquiteta Natália Souza, a tonalidade escura e vibrante da madeira ganhou protagonismo graças à base neutra do décor de interiores | Projeto: ResiliArt Arquitetura | Fotos: Kelly Queiroz |
“A marcenaria em pau-ferro, com sua tonalidade marcante e textura rica, elevou a profundidade e personalidade do ambiente“, destaca a profissional que, para equilibrar e suavizar essa escolha de forte impacto, dosou os demais elementos através do contraste harmônico evidenciado por revestimentos claros, linhas puras e um design bem planejado – um jogo estético que entregou uma atmosfera contemporânea e atemporal ao apartamento.
![]() |
Desde a entrada, o revestimento em pau-ferro se estendeu para a sala de estar e deu forma ao amplo rack aberto formado por nichos generosos. Instalada diretamente na parede, a arquiteta Natália Souza conta que a proposta para a TV foi fazê-la ‘flutuar’ sobre o móvel, ganhando mais destaque no setor | Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Kelly Queiroz |
Leveza e bem-estar são palavras que definem o living deste apartamento, onde o equilíbrio entre texturas e tons neutros resulta em uma essência de comodidade sofisticada e convidativa. O cenário clean mescla entre a rusticidade do concreto e a delicadeza dos tecidos que reforçam o equilíbrio dos elementos do ambiente em sintonia com a luz natural.
No capítulo revestimentos, Natália menciona que o projeto considerou duas tipologias: o porcelanato de 100 x 100 cm e o piso vinílico no tom lavanda. Essas decisões permitiram o protagonismo de um outro elemento arquitetônico que ganhou o status de peça decorativa: as colunas estruturais do prédio que mantiveram a cor original. “Desenhamos o layout dos ambientes de maneira a deixá-las em evidência e celebrá-las como obras de arte em exibição“, revela.
![]() |
![]() |
Praticidade e minimalismo atrelados ao décor
Na sala de jantar, o arranjo do amadeirado claro da mesa evidencia a continuidade da proposta que marca todo o imóvel. “Junto com o espelho, que faceia uma das paredes, a iluminação externa mais uma vez foi primordial para nosso objetivo de acrescer amplitude sem a necessidade de grandes intervenções“, explana a arquiteta.
![]() |
O grande espelho da sala de jantar ajuda a deixar o setor mais espaçoso | Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Kelly Queiroz |
Para a cozinha do apartamento, a marcenaria não foi uma mera circunstância, mas sim a tradução da identidade do trabalho da ResiliArt, que desenhou sob medida para o projeto. O pau-ferro, com sua textura natural, marca presença em todos os armários e se complementa com o granito São Gabriel eleito para as bancadas.
![]() |
![]() |
Dormitório com vista privilegiada
A marcenaria sob medida prossegue pelo dormitório e cumpre a função de estruturar um painel que acompanha todo o perímetro da parede onde está a cabeceira da cama e as mesas laterais suspensas.
![]() |
![]() |
![]() |
Sobre ResiliArt Arquitetura
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.
Autor:
Lucas Janini