Embora o rental esteja em crescimento, é fundamental que as locadoras e os clientes estejam atentos aos riscos. Investir em tecnologia e seguir boas práticas de mercado não só evita prejuízos, mas também fortalece a confiança e a credibilidade
O mercado de aluguel de equipamentos vive um momento de forte expansão. Segundo dados da Mordor Intelligence, a locação global de maquinário deve alcançar US$ 170,92 bilhões até 2029, crescendo 4,85% ao ano. No entanto, junto com esse crescimento aumentam também os riscos de golpes e fraudes por indivíduos mal-intencionados, que podem gerar prejuízos financeiros às empresas de rental.
Uma das situações que acontecem é o cliente receber o bem e depois desaparecer para não o devolver. Segundo informações da Associação Brasileira de Locação de Bens Móveis (ALEC), essas ocorrências acontecem entre 0,5% e 1,5% em relação ao ativo total do locador em 12 meses. Entre os equipamentos mais suscetíveis a golpes, figuram os compactadores de solo, placas vibratórias e cortadoras de piso. Nessa relação também estão as máquinas portáteis, por serem mais fáceis de transportar.
De acordo com Leonidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor da Sisloc Softwares, a maioria dos golpes ocorre com o uso de documentos fraudulentos para realizar a locação e não devolver o bem. “Os locadores precisam, inclusive, ter cuidado com a troca de componentes. Ele pode enviar uma máquina com pneus novos que são substituídos por usados antes da devolução do bem. Isso também ocorre com peças mais caras”, alerta.
Há 33 anos a Sisloc se dedica a entender as necessidades dos diferentes tipos de locadoras de equipamentos no país, trazendo para o software as melhores práticas de gestão presentes no mercado. “Nosso atendimento é totalmente personalizado, fazemos questão de acompanhar cada um dos clientes, entendendo as necessidades e ajudando-os a crescer cada vez mais”, destaca Leo.
Principais golpes e como evitá-los
Mesmo adotando todos os cuidados, a locadora pode ser vítima de um golpe e precisa agir rapidamente, caso isso aconteça. Por isso, a primeira medida é informar a polícia e registrar boletim de ocorrência. Na sequência, o próximo passo consiste na procura por caminhos que possam levar a recuperação do equipamento — como buscar câmeras de segurança na região do sinistro e dialogar com quem estava no local.
“Caso o contato para locação tenha sido feito por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, revisitar a conversa para buscar o máximo de informações que podem ajudar é uma boa ideia. Além disso, um cadastro bem-feito e uma boa checagem de informações junto aos órgãos de proteção ao crédito também podem ajudar na prevenção”, ressalta Leo.
A digitalização das empresas de locação é, segundo ele, uma das maiores aliadas na prevenção de golpes. Plataformas como o Sisloc permitem o gerenciamento de contratos, controle de frotas e análises financeiras precisas. Além disso, possibilita a integração de contratos digitais a sistemas de validação automática como Autentique e Datavalid, o que aumenta a segurança nas operações.
“Em casos de fraudes contratuais, por exemplo, documentos falsos são usados para retirar equipamentos que nunca serão devolvidos. Para evitar isso, o Sisloc pode ser integrado a outros sistemas confiáveis de análise e validação de informações. O locador também deve sempre verificar a existência física da empresa, porque criminosos criam páginas e perfis falsos para atrair pessoas desavisadas”, orienta Leo.
A Sisloc fornece o software para empresas de locação que está entre os mais utilizados nesse setor, presente em mais de 1.000 locadoras por todo o território nacional. De acordo com a empresa, o sistema proporciona o controle de todos os processos em um único lugar. Além do Sisloc ERP, também possui soluções para Omnichannel, Gestão à vista, e-commerce, CRM de Vendas, Gestão de Logística, Gestão de Manutenção e monitoramento em nuvem.
Autora:
Eliana Zani